Presidente da OAB/DF pede compromisso e humildade aos novos advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal entregou a carteira da OAB/DF a setenta e dois bacharéis em Direito na terça-feira, dia 17/9, durante solenidade que teve como paraninfo o ex-presidente Juliano Costa Couto.

As novas advogadas e advogados foram recebidos pelo presidente Délio Lins e Silva Junior, pelo diretor-tesoureiro, Paulo Maurício Braz Siqueira, pela secretária-executiva adjunta Andréa Saboia Arruda, dirigentes da Caixa de Assistência dos Advogados e por presidentes e membros de comissões e das subseções.
Gustavo Castello Branco Portes Costa Couto representou os novos colegas e dividiu a tribuna com o pai, o ex-presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, paraninfo da turma. Foi bonito ver a emoção de ambos. Duas gerações de operadores de direito.

O presidente Délio Lins e Silva Junior disse que era justo que o ex-presidente Juliano falar aos novos advogados e entregar a carteira ao filho Gustavo. “Esta cerimônia é especial e esta de hoje mais ainda, porque mostra como a OAB/DF tem de ser. Estamos aqui unidos pela advocacia, sem bandeiras políticas, atuando em favor da advocacia, da democracia e da sociedade”.
O advogado Gustavo Castello Branco enumerou quatro características de um grande advogado: esforço, confiança, agilidade e paciência. “Os grandes advogados entendem que quando a pessoa tem um objetivo, um sonho e uma paixão, ela deve investir um tremendo esforço na conquista deste sonho. O esforço é um desafio, uma chance de mostrar a si mesmo que somos do que acreditamos que podemos ser. Mesmo não sendo o mais rápido, o mais inteligente nem o mais talentoso, o esforço vence o talento”, declarou o novo advogado.

O orador destacou que os grandes advogados são rápidos. “Eles jogam com as cartas que possuem e nem sempre esperam o momento perfeito para agir”, afirmou. “Ao mesmo tempo, grandes advogados entendem que somente com longa disciplina e diligência que seus grandes objetivos e ambições podem ser alcançados, daí porque a paciência é uma das chaves para as conquistas de seus objetivos”, completou Gustavo, que agradeceu aos familiares presentes inclusive o avô paterno Ronaldo Costa Couto.
Jornalista, escritor, professor universitário, ex-ministro e ex-governador de Brasília, Ronaldo Costa Couto é um dos maiores historiadores de Juscelino Kubitschek. Um respeitado desbravador que constituiu uma honrada família.

O advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF durante o trênio 2016/2018, estava orgulhoso com o ingresso do filho Gustavo na advocacia. “Para mim, Gustavo, é muita honra estar aqui nesta Casa, pela qual eu tenho paixão. Agradeço enormemente ao presidente Délio Lins e Silva Junior, que já vivenciou isso aqui com seu pai, e provavelmente vivenciará com seu filho Paulo, e a toda a diretoria e aos dirigentes de subseções. Todos sabem que este desafio aqui não é fácil”.

Juliano Costa Couto estimulou os novos advogados e advogadas a aplicarem sempre a ampla defesa e o contraditório. “Não se deixem levar pelas opiniões que, como o vento, mudam os rumos da biruta do aeroporto. Vocês devem ter atenção para procurar saber de um caso até tomar um juízo concreto de posição sobre aquela acusação”.

Costa Couto aconselhou os novatos a manterem sempre o espírito conciliador. “Quem briga são as ideias e não as pessoas. O advogado ao lado não é seu inimigo. Lembrem sempre disso”, aconselhou o paraninfo.

Délio Lins e Silva Junior pediu aos novos advogados compromisso com a profissão e humildade ao atuarem. “Tenham a exata noção da responsabilidade que recai sobre os ombros de cada um e cada uma de vocês. Vocês agora são advogados e advogadas, com compromissos com seus clientes, mas, acima de tudo, com a sociedade”.
O presidente disse que a OAB/DF disponibiliza aos advogados e advogadas uma excelente estrutura, como a Escola Superior de Advocacia, a Caixa de Assistência aos Advogados e os projetos voltados, principalmente, para a advocacia iniciante. “Sintam-se parte desta Casa”, disse Délio Lins e Silva Junior.


Os novos advogados estavam eufóricos com o documento que confere o direito de advogar. Uns falavam em sonho realizado, outros da coroação de cinco anos de dedicação e privações. Pais e mães se realizam com a conquista dos filhos. E não é para menos, o advogado é indispensável à administração da Justiça.

A Justiça é um valor que nasce no coração e se revela na coragem de nossas ações. Que a Justiça esteja sempre em boas mãos.


