Dia da Árvore – proteger e valorizar a vida
A árvore é um dos mais fortes símbolos das diversas culturas da humanidade. Representa a vida em constante evolução. Simbolizam luz, paz e aconchego.Comemorar o Dia da Árvore tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. É também um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural.
As árvores exercem um importante papel para a sobrevivência de ecossistemas complexos, realizam a fotossíntese e transformam o gás carbônico em oxigênio, fatores imprescindíveis à vida. Além do mais purificam o ar pela fixação em suas folhas da poeira que a chuva conduz para o solo; proporcionam sombra e conforto térmico; reduzem a velocidade do vento; conservam a umidade do solo e do ar e influem no balanço hídrico, favorecendo a infiltração da água no solo; amortecem os ruídos; abrigam e alimentam a fauna, equilibrando cadeias alimentares e diminuindo pragas; embelezam a paisagem.
As árvores símbolos de culturas e povos distantes foram incorporadas aos costumes e às paisagens do Brasil. Espécies frutíferas e ornamentais de diversas origens podem ser contempladas na arborização urbana, em parques e jardins como a jaca, a mangueira, várias figueiras da Índia – entre elas a falsa-seringueira -, o flamboyant de Madagascar, e os eucaliptos e pinus cultivados em áreas de reflorestamento homogêneo para fim industrial.


O 21 de Setembro é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore. Deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores e o desmatamento.
O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além de produzirem alimento, com suas deliciosas frutas ,as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.
As árvores embelezam as cidades com um arco-iris de cores. Suas flores nos ensinam silenciosamente que os problemas passam assim como as estações. Esse encantamento fez com que cada região do Brasil tivesse uma árvore símbolo.

Em Brasília é o Ipê. A árvore símbolo da região Norte é a castanheira; na região Nordeste é a carnaúba, no Sudeste é o pau-brasil, na região Sul a araucária e no Centro-Oeste o ipê amarelo.



A data, 21 de Setembro, foi escolhida no Brasil em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
