Aeronáutica comanda a cerimônia de troca da Bandeira Nacional

A Ala 1, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou neste domingo a solenidade de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O evento foi acompanhado por quase seis mil pessoas.
A solenidade homenageou o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorados em 23 de outubro. O evento, que tem a finalidade de incentivar na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais, contou com diversas atrações para brasilienses e turistas que passaram pelo local.

A manhã cívica foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; pelo vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, pelos Ministros do Superior Tribunal Militar Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino e o Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Vincent Dang.
A troca da Bandeira Nacional foi acompanhada pela salva de 21 tiros de canhão. No desfile da tropa, o público pôde assistir ao Grupamento de Batedores do Grupo de Segurança e Defesa de Brasília, Banda de Música da Ala 1, Grupamento de Bandeiras Históricas, Esquadrilha de Honras Militares Santos-Dumont e dois grupamentos de representação de militares, sendo um deles formado por Aeronavegantes.
A Esquadrilha da Fumaça, com as acrobacias das sete aeronaves A-29 Super Tucano, encantaram o público por mais de 30 minutos. Houve, ainda, sobrevoo de aeronaves de caça, apresentação dos Cães de Guerra e da Banda de Música da Ala 1 e exposição da réplica do F-39 Gripen em tamanho real.
O comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Bermudez, disse que a cerimônia de substituição da Bandeira em outubro tem uma conotação especial por relembrar o feito de Santos-Dumont, em 1906, quando voou pela primeira vez com o 14-BIS, fato que ficou marcado como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira. “Aqui há uma interação com a comunidade. Por meio da exposição estática, podemos demonstrar um pouco do que fazemos. Nosso objetivo é despertar nos jovens e nas crianças a vontade de, no futuro, ingressarem na aviação militar ou em qualquer outro quadro da Força Aérea”, acrescentou.
Também estiveram presentes o Embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo, Carlo Krieger; o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; a Senadora da República Soraya Thronicke; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo; o Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; além de outras autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
O público também conferiu a famosa demonstração da Esquadrilha da Fumaça e o sobrevoo de aeronaves de caça – que rasgaram o céu de Brasília, exposição de materiais militares; apresentação dos Cães de Guerra , além de atividades oferecidas para o público infantil e adulto, pelo Sesc, Caesb, TCB, e Sistema Fibra.

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, participou da manhã cívica. “Eu venho sempre que possível. Cada dia mais, a solenidade de troca da Bandeira Nacional, está mostrando o aumento do civismo que estamos resgatando dessa população”, declarou.

A FAB, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal se revezam na realização das cerimônias de substituição da Bandeira Nacional, que ocorre desde 1973.
Fotos : Sargento Bianca Viol, Soldado Thally Amorim e Vinícius de Melo/Agência Brasília