Empresas vão receber selo do MMFDH por apoio a família

Com o objetivo de sensibilização as empresas sobre a importância de adotar práticas que harmonizem a vida familiar com a vida profissional, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Família (SNF), lançou o Selo Empresa Amiga da Família (SEAF).

A Associação Comercial do Distrito Federal, por meio do Conselho da Mulher Empresária DF,recebeu no dia 07, Tatiana Alvarenga, ministra interina do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e a Secretária Nacional da Família, Angela Gandra Martins, para o lançamento do Edital do Selo Empresa Amiga da Família.

O presidente da ACDF, Fernando Brites e a presidente do Conselho da Mulher Empresária DF, Ivonice Campos Dias, e a presidente do Conselho Consultivo da Mulher Empresária do DF, Natanry Osório, receberam as ilustres autoridades, diretoras da ACDF, empresárias e a imprensa do Distrito Federal.

O evento no Palácio do Comércio recebeu também a diretora de Equilíbrio Trabalho-Família, Estudos, Pesquisa e Avaliação da SNF, Girlene Ribeiro, a deputada distrital Júlia Lucy, o Secretário Nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Paulo Fernando Melo da Costa e o diretor da Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos, Paulo Apolo.

A Secretária-Executiva do MMFDH, Tatiana Alvarega, que estava como ministra interina, devido a viagem de Damares Alves ao exterior, disse da satisfação em representar a ministra Damares que é uma grande defensora do núcleo familiar.

“A nossa maior riqueza é a família e por isso todo o nosso olhar e empenho no fortalecimento de seus integrantes”, disse Tatiana Alvarenga. “Com o apoio da sociedade civil fica mais fácil avançar nas causas sociais e estruturar a família com olhar apurado para a força do trabalho”, acrescentou a Secretária-Executiva do MMFDH.

A Secretária Nacional da Família, Angela Gandra Martins, disse que a adoção de boas práticas de promoção do equilíbrio trabalho-família não é apenas um gasto, mas um investimento que gera retornos sólidos para a empresa e para toda a sociedade.

“A iniciativa não visa impor critérios às empresas, mas promover uma boa reflexão sobre o foco nas pessoas que as integram e seu entorno familiar, de forma a que melhorem as práticas e possam comprovar também os bons resultados sociais e econômicos que necessariamente acarretam”, declarou Angela Gandra.

A diretora de Equilíbrio Trabalho-Família, Estudos, Pesquisa e Avaliação da SNF, Girlene Ribeiro, falou que o Selo Empresa Amiga da Família, será concedido anualmente, por meio de edital de seleção, tanto às empresas que possuam boas práticas de conciliação entre família e trabalho quanto àquelas que queiram implementar essas políticas.

“Além do reconhecimento das melhores políticas adotadas no Brasil, o SNF também ajudará a fomentar a multiplicação dessas políticas entre as empresas do país”, disse Girlene Ribeiro.

As iniciativas voltadas para o fortalecimento do equilíbrio trabalho família foram aplaudidas pela deputada distrital Júlia Lucy. A parlamentar falou da força do trabalho da mulher, das suas qualidades como profissional e mãe e da importância da primeira infância. “A mulher é mais humana, conciliadora, protetora e perfeccionista. As empresas só se beneficiam ao focar na família, na sua integralidade”.

O presidente da ACDF, Fernando Brites, parabenizou o Ministério da Mulher pela rede de proteção à família e convocou as empresárias a colaborarem com o fortalecimento familiar.

Paulo Apolo, diretor da Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos, disse que família bem estruturada vai trabalhar melhor e se colocou à disposição para trabalhar pela causa junto aos prefeitos do país. “Políticas públicas que favorecem as mulheres e os homens garante o equilíbrio trabalho/família”.

Ivonice Campos Dias, presidente do Conselho da Mulher Empresária do DF, disse que a mulher só conseguirá ser competitiva se houver compartilhamento em casa e que o melhor de uma empresa é o capital humano. Natanry Osório, presidente do Conselho Consultivo da Mulher Empresária DF, disse que empresa amiga da família, sustentável e com responsabilidade social é a empresa do momento.
O Selo, Instituído pela Portaria nº 1.468, de 19 de julho de 2019, reconhece a adoção de práticas organizacionais de equilíbrio entre trabalho e família pelas empresas brasileiras, tanto privadas quanto públicas.

Atualmente, muitos dirigentes são levados a repensar a estratégia da empresa devido a evolução econômica. Outros descobrem que é necessário uma gestão mais consciente e eficiente com elementos humanos combinados com o financeiro para atingir o objetivo. É aí que entra o equilíbrio entre trabalho e família. A política de incentivo e disseminação do Ministério da Mulher, por meio do “Selo Empresa Amiga da Família”, mostra que o melhor de uma empresa é a sua riqueza humana.

A confraternização, ainda, brindou os convidados com as delícias gastronômicas passadas de geração em geração aos cuidados da empresária Tatiane Freitas do “Biscoitos feito Por Nós”.
