Dia do Professor – Mestre na arte de educar

Dia do Professor - Mestre na arte de educar - Bernadete Alves

O 15 de outubro, dia do Professor,  é uma data que nos remete à reflexão sobre o valor do professor na nossa vida. Esta valorização iniciou  em 1827 com Dom Pedro I, Imperador do Brasil. Ele decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”, e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

Dia do Professor - Mestre na arte de educar - Bernadete Alves

O 15 de Outubro foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

Dia do Professor - Mestre na arte de educar-  Bernadete Alves

A educação é o maior motor de uma nação e o professor é o condutor deste rumo. Por isso precisa ser valorizado e respeitado. É ele que acompanha o cidadão desde o início da vida, educando e preparando para o mais alto grau de conhecimento e inspiração, com dedicação e esmero, dia após dia, para a construção de um mundo melhor.

Dia do Professor - Mestre na arte de educar - Bernadete Alves

Conhecimento compartilhado é conhecimento que se fortalece e se estabelece. A todos os professores o nosso muito obrigado!

Dia do Professor - Mestre na arte de ensinar - Bernadete Alves

O Dia dos Professores é homenageado com um Doodle na página inicial do Google nesta terça-feira. A ilustração bem-humorada do buscador mostra um polvo no posto de professor, realizando tarefas típicas do ofício, como escrever no quadro negro, recolher trabalhos e ensinar. O quadro ao fundo contém diferentes disciplinas, como música, matemática, química, arte e geometria.