Dia de Finados – Dia de memórias e de conexão com tantas histórias vivas

bernadetealves.com

O 02 de novembro, Dia de Finados, é marcado por visita aos túmulos onde foram depositados os restos mortais daqueles que fizeram parte de nossa vida e a oração por eles.O cemitério mesmo sendo um local de silêncio e orações, nos fala dos que já partiram, de nós mesmos e também de Deus.

O Dia de Finados é dia de memórias. Cada túmulo é o ponto humano de conexão com tantas histórias, lugares, ensinamentos, alegrias e cruzes, que ainda permanecem vivas. Para muitos ainda é uma recordação dolorida, quando o luto ainda não foi integrado e a dor da separação ainda não foi curada.

bernadetealves.com

Nossa oração pelos falecidos e as flores que depositamos são manifestações de nossa gratidão a Deus e os que nos antecederam e nos ensinaram a viver. Por isso, alguém só morre quando ninguém se lembra mais dele.

Dia de Finados nos fala de Deus, de sua misericórdia e de seu infinito amor que a todos atrai a si, no seu Filho Jesus. No seu Filho, Deus vence a morte definitivamente, quando ressuscitou-o. Na visão cristã, morremos para viver.

bernadetealves.com

Ao recordarmos nossos queridos que já partiram, iluminados pela morte-ressurreição de Cristo, abre-se para nosso viver a esperança. Vale a pena ser justo, ético, caridoso, fazer o bem e viver cada dia intensamente valorizando as pessoas que caminham ao nosso lado.

A celebração de Finados remete ao inicio do Cristianismo, desde o século I,quando os cristãos rezavam pelos seus mortos.  As pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas. Tumbas e lápides continham grafismos com orações para aqueles que estavam ali enterrados.

Dia de Finados – Dia de memórias e de conexão com tantas histórias vivas - Bernadete Alves

A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a “Memória dos Mortos” – um momento de orações dedicado a todos os que já faleceram. Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já recomendavam os cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrado.

O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos – data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.

Dia dos Mortos é celebrado com festa no México - Bernadete Alves

No México, o Dia dos Mortos transformou-se numa atração turística devido a enorme festa que se faz, substituindo o tom habitual de lamentações que é atribuído a esta data, por animação e alegria.

É uma celebração de origem indígena, que honra os falecidos no dia 2 de novembro, quando os  mortos voltam  para desfrutar das oferendas que os mexicanos deixam em seus túmulos.

Dia dos Mortos é celebrado com festa no México - Bernadete Alves

As pessoas saem às ruas com pinturas de caveiras no rosto e em outras partes do corpo, além de decorarem suas casas com esqueletos. A festa é conhecida como “El Día de los Muertos”, e é característico misturar elementos pagãos à solenidade cristã e assim ser bastante diferente da tradicional celebração cristã.

bernadetealves.com
Dia dos Mortos é celebrado com festa no México
bernadetealves.com
Dia dos Mortos é celebrado com festa no México
bernadetealves.com
No México, o Dia dos Mortos é celebrado com festa e fantasias