Templo da Boa Vontade celebra 30 anos com ações pela Paz no Mundo
O Templo da Boa Vontade, eleito uma das Sete Maravilhas de Brasília e considerado o monumento mais visitado da capital brasileira, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito, completou no dia 21 de outubro, 30 anos promovendo o Ecumenismo sem restrições, tendo como supremo objetivo confraternizar todas as etnias, filosofias, credos religiosos e políticos, ateus e materialistas.

Durante o mês de outubro, mais de 100 mil peregrinos participaram das festividades dos 30 anos do Templo da Boa Vontade, em Brasília, DF. Para celebrar essa importante ocasião, foi programada uma série de eventos, que teve início no dia 02 com a exposição “30 anos do Templo da Boa Vontade”, no Centro de Atendimento ao Turista, na Praça dos Três Poderes, ações em prol da paz e da fraternidade e a mostra “Jesus, o Ecumênico por excelência”.
Destaque para o tradicional Ato Ecumênico ocorrido no dia 18, dentro da Pirâmide, com a participação de autoridades, lideranças religiosas e de representantes do Comitê de Espiritualidade da Organização das Nações Unidas (ONU) e de diversas áreas do saber humano e de organizações da sociedade civil, em uma grande corrente em favor da Paz mundial.

A secretaria de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, falou da importância do trabalho realizado pelo jornalista e escritor José de Paiva Netto e de todos que mantém a chama da Paz acessa em cada coração. Vanessa disse que o local atrai pessoas do mundo todo não só pela beleza como pela convergência espiritual. “Aqui a paz e a fraternidade tocam o nosso coração e elevam nosso espírito. Todos os espaços são propícios a meditação, ao recolhimento e a prece. Essa pirâmide eleva o nosso coração ao coração de Jesus”, declarou a secretária de Turismo.

O legionário Alziro Paolotti de Paiva, agradeceu os ilustres convidados em nome de seu pai José de Paiva Netto e falou da emoção em comemorar 30 anos do TBV, uma casa que promove a paz e o respeito.

“Aqui no Templo do Ecumenismo Divino, congregamo-nos em um só coração e em um só pensamento, bem como revigoramos a nossa Alma para cumprir a tão desafiadora missão de promover a Paz entre os povos. A propósito, o fundador deste monumento — também conhecido como a Pirâmide dos Espíritos Luminosos, a Pirâmide das Almas Benditas —costuma afirmar que “A Fraternidade Ecumênica que nos une é a força que equilibra e sustenta o Universo. Sem ela, não há Ecumenismo”.

“É justamente o espírito de Fraternidade que nos motiva a vivenciar, todos os dias, o Ecumenismo Irrestrito e Total, ideal esse que o TBV exemplifica, desde a sua inauguração em 1989. Por isso, reiteramos que é uma satisfação recebê-los neste solo sagrado e comungar de tão nobres ideais. Sejam bem-vindos a esta casa de Paz!”, concluiu Alziro Paiva.

Com a presença de crianças segurando simbolicamente o globo terrestre os presentes foram inspirados a refletir na busca por soluções nas suas próprias crenças e ideais para as ações tão necessárias, pela paz no Mundo e pela Globalização do Amor Fraterno. A apresentação musical ficou por conta da Orquestra Filarmônica Jovem Boa Vontade, sob a regência do maestro Alziro Tonin.
O TBV é o primeiro monumento no mundo dedicado ao Ecumenismo Irrestrito e Total. É um espaço de encontro e de expressão para o diálogo e para o relacionamento inter-religioso. Após a celebração da paz e do amor fraterno, o administrador do TBV, Paulo Medeiros, ofereceu aos convidados um saboroso jantar.







O fundador do TBV, José de Paiva Netto, esteve em Brasília no dia 19 de outubro, quando comandou a sessão solene de aniversário do monumento, brindando o público que superlotou a Praça da Paz, em frente à Pirâmide de Sete Faces, com emocionante e fraterna mensagem. O evento foi transmitido ao vivo para todo o Brasil e exterior pela Super Rede Boa Vontade de Comunicação.

Diante de milhares de pessoas, o fundador da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, lançou a obra “JESUS E A CIDADANIA DO ESPÍRITO”. No livro, o escritor, estudioso dos temas bíblicos há seis décadas, apresenta, a partir das Eternas Lições de Jesus, a verdadeira Cidadania, que é a espiritual. O autor traz profundas reflexões, oferecendo ao nosso Espírito sementes de Paz e de Esperança.


Fotos: Felippe Campos