Lewis Hamilton encerra ano mágico se igualando a recorde de Senna
O inglês Lewis Hamilton venceu o GP de Abu Dhabi na manhã deste domingo, de ponta a ponta de forma segura. O piloto da Mercedes bateu 1m39s283 em seu melhor tempo, fechando com chave de ouro a temporada 2019 da Fórmula .

Não bastasse ter conquistado o hexacampeonato mundial de Fórmula 1 com antecipação de duas corridas, Lewis Hamilton quebrou o recorde de pontuação numa temporada (413), além de ter igualado outros dois recordes de gênios da Fórmula 1, como Ayrton Senna e Schumacher. O hexacampeão terminou o campeonato pontuando em todas as 21 corridas, também empatando com marca de Michael Schumacher.

Ao vencer a corrida de ponta a ponta, Hamilton chegou ao 19º triunfo na carreira liderando todas as voltas, igualando marca do ídolo Ayrton Senna. Outro recorde igualado foi o de pontuação em todas as provas do campeonato, façanha alcançada por Michael Schumacher em 2002.
Após vencer a prova liderando de ponta a ponta, Hamilton afirmou no rádio: “Que corrida, que fim de semana! Muito obrigado a todos!”, declarou o hexacampeão.
Max Verstappen,da Red Bull Racing, ficou na segunda colocação.”Tive alguns pequenos problemas hoje, mas isso não faria diferença no resultado final. Lewis e a Mercedes estavam simplesmente mais rápidos. Terceiro lugar no campeonato é um bom resultado e estou bem orgulhoso com isso.”
Charles Leclerc,da Ferrari, terceiro na prova: “Estou extremamente feliz com esse ano, foi a realização de um sonho desde que eu era criança. Aprendi muito este ano graças a Seb (Vettel)”.

Um dos destaques da corrida foi Valtteri Bottas, que largou em último após uma punição por troca de motor e ainda terminou em quarto lugar, à frente de Alexander Albon e Sebastian Vettel
O finlandês, que partiu da última posição da grelha, falou no final da corrida dizendo que poderia ter estado no pódio: “Foi uma corrida muito renhida. Acho que maximizámos o que tínhamos. Não cometemos nenhum erro. Agora, sem DRS no início ficou difícil. Se houvesse DRS garanto-te que estava na terceira posição. Sem DRS perdi muito tempo.”

A corrida em Abu Dhabi marcou as despedidas de dois pilotos da Fórmula 1: Nico Hulkenberg, que vinha pontuando até a última volta mas acabou em 12º, e Robert Kubica, que completou a corrida em 19º.
A temporada 2020 começa no dia 15 de março, com o GP da Austrália.