Troca da Bandeira Nacional pela Marinha proporciona manhã cívica e muitas atrações

A Cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, é um momento especial de patriotismo e lazer para centenas e centenas de pessoas de todas as idades. No domingo, 1º de dezembro, foi realizada a tradicional cerimônia a cargo da Marinha do Brasil.
O evento ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês e é realizado em sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-DF) e com o apoio de entidades sociais.

O hasteamento da nova Bandeira, ao som do Hino Nacional, executado pela Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro e acompanhado de salva de 21 tiros de canhão.
A Bandeira da Praça dos Três Poderes mede 286 metros quadrados e pesa 90 kg. Depois de chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura, a antiga bandeira foi arriada com o canto do Hino à Bandeira.
O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior e coordenado pelo 7º Distrito Naval. Tem como intuito resgatar a tradição do culto à Bandeira, estimulando o sentimento de patriotismo e o fomento da mentalidade cívico-militar.

O público acompanhou os tradicionais desfiles militares, também conferiu os painéis com histórias da Marinha do Brasil, maquete da Estação Antártica Brasileira e de embarcações, exposição de veículos e equipamentos militares e um telão para projeção de filmes. Uma oportunidade de celebrar o Brasil e aumentar o espírito cívico e o patriotismo.
Após a cerimônia, o Governo do Distrito Federal realizou diversas atividades com os presentes no local em parceria com a Federação do Comércio, Sesc e Sesi. Ônibus da TCB fizeram as rotas turísticas gratuitas na Esplanada.
A secretária de Turismo Vanessa Mendonça disse que o ano foi de muito trabalho e extremamente positivo. “Conseguimos ressignificar a solenidade da Troca da Bandeira e transformamos ela em um produto turístico. A Secretaria de Turismo agradece os parceiros e o público tão fiel que nos acompanha todo dia 1º”. Vanessa Mendonça acrescentou: “Em 2020, vamos continuar com essa ação, mostrando para o Brasil e o mundo a grandiosidade e beleza da capital”.
Idosos do Varjão, produtores de algodão, marinheiros e muitas crianças aproveitaram a atração recreativa e cívica na Praça dos Três Poderes. Entre as novidades destaque para a oficina de robótica oferecida pelo Sesi e a distribuição de camisetas e algodão doce, oferecida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) que completa 20 anos.
O Sesc levou para a Praça dos Três Poderes o show do Eduardo e Banda após a solenidade da Troca da Bandeira. A população teve acesso à orientação sobre Sexualmente Transmissíveis (DSTs), orientação odontológica e aferição de pressão. Além disso, muita gente treinou o equilíbrio no slackline e se divertiu na cama elástica, pedal kart, críquete, golzinho, pingue-pongue e pebolim. Também foram oferecidas oficinas de desenho e brincadeira retrô, além da pintura de rosto e da biblioteca-volante BiblioSesc. “O Sesc-DF está muito satisfeito com o crescimento do evento da Troca da Bandeira”, declarou Marco Tulio Chaparro, diretor regional do Sesc no Distrito Federal.
O Senac proporcionou a população serviço de auriculoterapia – técnica de acupuntura que utiliza pontos localizados na orelha, massoterapia, penteado com tranças e podologia.
“A Troca da Bandeira representa um importante momento cívico da capital federal. Esse evento tem a cara do Sesc e do Senac porque são entidades que atuam em prol da sociedade, promovendo lazer, cultura, saúde e educação”, destacou Francisco Maia, presidente do Sistema Fecomércio-DF.
“Estamos felizes e honrados. Estar aqui, mostrando para a população o trabalho que os agricultores realizam é uma oportunidade incrível. Assim, podemos mostrar que somos o 2º maior exportador da matéria prima”, disse Júlio Cézar Busato vice-presidente da Abrapa.