Ex-presidente do TRF-4 ensina como levar rotina com bom humor

bernadetealves.com
Desembargador federal Vladimir Passos de Freitas durante lançamento do livro no TRF-4, em Porto Alegre

O desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), lançou na noite de 5/12 o livro “Vida e Magistratura com bom humor”. A cerimônia, ocorreu no Foyer do Plenário daquela corte e foi prestigiada por magistrados e servidores que conviveram com o desembargador durante sua carreira.

Entre os presentes, o atual presidente do TRF4, desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus. Passos de Freitas presidiu o tribunal durante o biênio 2003/2005, foi diretor da Revista TRF-4 e corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região no período de 1999 a 2001.

bernadetealves.com
Desembargador federal Vladimir Passos de Freitas com o presidente do TRF-4 , desembargador Victor Luiz dos Santos Laus

A obra de Passos de Freitas tem como objetivo transmitir que é possível conciliar a seriedade e os prazeres da vida, além de ressaltar que familiares e amigos são importantes para a felicidade individual. Segundo o autor, “o livro é uma síntese de uma vida intensamente vivida”.

O desembargador federal aposentado Vladimir Freitas, 74 anos, elaborou um mosaico de histórias, em narrativas curtas ilustradas com fotografias e documentos, com três objetivos: transmitir a ideia de que é possível conciliar a seriedade de uma carreira jurídica e o prazer de viver; mostrar que os obstáculos fazem parte de qualquer pessoa, mas podem ser superados, e enfatizar a importância da família e dos amigos para uma existência feliz.

bernadetealves.com
Desembargador federal Vladimir Passos de Freitas durante lançamento do livro no TRF-4

O livro “Vida e Magistratura com bom humor”, traz nas suas 290 páginas, um resumo dos 26 de carreira como juiz federal, dos dez anos em que atuou como promotor de justiça, delegado da Polícia Federal e experiências pessoais e hobbies.

O jurista fala como os magistrados podem levar sua rotina com bom humor e não se deixarem abater pelos casos que julgam no cotidiano. Lições não só para os juízes como também para todos que desempenham atividades cansativas, desgastante e muitas vezes tensa.

bernadetealves.com
Desembargador federal Vladimir Passos de Freitas durante lançamento do livro no Palácio da Justiça em Brasília

Vladimir Passos de Freitas é atualmente Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Sua obra foi lançada no dia 27 de novembro no Ministério da Justiça com a presença do ministro da Justiça, Sérgio Moro, assim como os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, Assusete Magalhães, Reynaldo Soares da Fonseca dentre inúmeras autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, advogados e personalidades do meio jurídico.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, prestigiou o jurista e registrou no seu Twitter:”Vida e magistratura com bom humor”, prestigiei hoje lançamento de livro do chefe da assessoria de produção legislativa do MJSP, Vladimir Passos de Freitas, também Desembargador Federal aposentado, uma enorme referência na magistratura nacional e grande jurista.

bernadetealves.com
Desembargador federal Vladimir Passos de Freitas com o ministro Sérgio Moro

A obra também foi lançada em Santos, onde o autor passou a sua infância e juventude e formou-se em Direito. O desembargador sente orgulho de ser “cooperador” dos cursos de mestrado e doutorado em Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos). “O livro tem dez capítulos. Um terço dele se reporta a fatos ocorridos em Santos, mas até hoje nunca deixei de ter contato com a Cidade”, informa Vladimir que tem apartamento no Boqueirão.

No município de Santos, Vladimir também iniciou outra paixão, que perdura até hoje: a natação. Apenas para citar um título, em 2016, em Maldonado, no Uruguai, sagrou-se campeão sul-americano de Natação Master, nos 50 metros estilo borboleta. A competição reuniu cerca de 1.300 nadadores de dez países.

Ex-presidente do TRF-4 ensina como levar rotina com bom humor - Bernadete Alves

Ex-Presidente do TRF da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS), Vladimir Passos de Freitas, explica que a intenção da obra é mostrar como os juízes podem conseguir viver bem, e ter bom humor, apesar da responsabilidade sobre seus ombros, principalmente, ao julgar acusados envolvidos em organizações criminosas nacionais e internacionais.

“Evidentemente, é difícil, porque, às vezes, se tratando, por exemplo, do caso de uma quadrilha, de uma facção criminosa, ou de alguém que estuprou uma criança. Nesses casos, realmente é impossível ter bom humor. Mas aí o que importa é que não se leve aquilo para outros momentos da sua vida”, diz o jurista.

O desembargador federal Vladimir Passos de Freitas é primeiro latino-americano a presidir a International Association for Court Administration – Iaca (Associação Internacional para a Administração da Justiça).