PaulOOctávio inaugura usina de energia solar em São Sebastião
É impossível imaginarmos uma vida sem energia elétrica e ela é produzida por fontes de energia que acabam com o meio ambiente, poluem a atmosfera, alteram os lugares onde são produzidas. Como a demanda energética aumentou consideravelmente as pessoas tem se voltado para a natureza buscando nos seus elementos as alternativas energéticas capazes de lhe proporcionar a energia de que tanto necessitam.
O Sol é fonte de energia renovável, e o seu aproveitamento tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para o momento em que o mundo se preocupa com a preservação do planeta.
A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre outras fontes de energia, como não ser poluente, não contribuir para o efeito estufa, não precisar geradores para a produção de energia elétrica, porém tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento.

O empresário Paulo Octávio, presidente das Organizações PaulOOctávio, deu um passo importante ao investir na produção de energia limpa no Distrito Federal com a empresa PO Energy. A inauguração aconteceu na manhã deste sábado (7), com a presença do governador em exercício Paco Britto, do presidente da CEB Edison Costa Britto Garcia, da presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek Pereira, dentre outros gestores públicos.

A PO Energy chega ao mercado com mais de 9 mil placas para capitação da luz do sol que será convertida em eletricidade. A usina fotovotaica tem capacidade de produzir 1,5 milhão de quilowatts/hora ao ano – o suficiente para abastecer 2,8 mil residências populares.

Uma iniciativa muito importante para a qualidade de vida e para a capital porque a eletricidade consumida em Brasília não é gerada aqui. A matriz energética do DF é representada pela energia de origem hidrelétrica: cerca de 80% proveniente de Furnas e 20% de Itaipu. Isso representa uma dependência do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Estudo feito pela WWF Brasil feito em 2016 sobre o potencial da energia solar fotovoltaica de Brasília revelou que a capital federal possui diversas razões para ser a impulsionadora da energia solar no país. No coração do Brasil, a capital tem um período seco que dura quase seis meses do ano e é beneficiada pelos índices de irradiação solar – o recurso solar do Centro-Oeste é equivalente ao encontrado na região Nordeste e uma das melhores irradiações da região se encontra no Distrito Federal.
Felipe Octavio Kubitschek Pereira, presidente da PO Energy, diz que Brasília é uma cidade com imenso potencial solar e com um céu digno de admiração, por sua beleza. Segundo o executivo a PO Energy chega ao mercado em um momento de grandes transformações globais. “Chegamos para atender duas demandas importantes: a de geração de energia limpa e as novas tecnologias.”

Inicialmente a PO Energy irá abastecer os prédios comerciais do Grupo Paulo Octavio. No horário de pico, das 12h às 13h, a PO Energy terá capacidade de produzir 3 megawatts de potência.

O governador em exercício Paco Britto parabenizou o empresário Paulo Octávio pela iniciativa e disse que diversificar a matriz energética do Distrito Federal é fundamental para garantir o futuro e a qualidade de vida dos brasilienses”.

Paco disse que por ser fonte de geração renovável, a energia fotovoltaica contribui positivamente na redução de emissões de gases de efeito estufa com impacto positivo de milhares de toneladas de CO2 que deixam de ser emitidos na atmosfera. “Consolidar a matriz de energia limpa como base do futuro do Distrito Federal é uma das metas do Plano Estratégico 2019-2060 do GDF. Trata-se de um objetivo a ser buscado pelo Executivo até o centenário de Brasília”, declarou Paco Britto.