Alberto Fernández assume Argentina defendendo diálogo e democracia

O presidente Mauricio Macri passou o comando e a faixa presidencial para o novo mandatário argentino, Alberto Fernández, por volta das 12 horas desta terça-feira. O novo presidente fez um discurso diante do Parlamento e afirmou que quer ser o presidente que escuta, o presidente do diálogo. Alberto Fernández acrescentou que os problemas da democracia só se resolvem com mais democracia.

Após o discurso de Fernández no Congresso, parlamentares cantaram a Marcha Peronista e gritaram “Alberto presidente!”. Fernández tem como vice a ex-presidente e ex-senadora, Cristina Kirchner.
A solenidade de posse começou na manhã de hoje. Alberto Fernández dirigiu o próprio carro, acompanhado de sua esposa, Fabíola Yáñez, até o Congresso. No local, a vice-presidente do parlamento, Gabriela Michetti, conduziu o içamento da bandeira e a solenidade da posse.

Os novos mandatários da Argentina seguiram de carro até a Casa Rosada, sede da presidência Argentina, escoltados pela cavalaria. Às 15h, no Salão Branco da Casa de Governo, o presidente recebeu os cumprimentos dos chefes de Estado e de Governo presentes na posse. Dentre eles o vice-presidente do Brasil, General Hamilton Mourão.

Além de Hamilton Mourão, estiveram presentes o atual presidente do Uruguai Tabaré Vázquez e o recém eleito, Luis Lacalle Pou, ex-presidente José Pepe Mujica com a sua mulher, Lucía Topolansky, Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai.
Às cinco da tarde, os ministros de governo prestaram juramentos Às sete da noite, Alberto Fernández e Cristina Kirchner cumprimentaram a população na Praça de Maio, encerrando festival artístico que começou às 14hs com diversos artistas como Lito Nebia, Adriana Varela, David Lebón, Javier Calamaro, Coti, Estelares, Eruca Sativa e Los Tipitos.

“Presidente, confie sempre no seu povo, eles não traem, são os mais leais, só pedem que os defendam e os representem. Não se preocupe, presidente, com as capas de um jornal. Preocupe-se em chegar ao coração dos argentinos e eles sempre vão estar com você. Nunca se esqueça”, pediu Cristina Kirchner.