Parque da Cidade ganha busto de Mahatma Gandhi

O governador em exercício, Paco Britto, acompanhado da esposa Ana Paula Hoff, participou na manhã desta quinta-feira (09/01), da solenidade de inauguração do busto de Mahatma Gandhi, no Parque da Cidade. A obra foi doada à Brasília pelo Conselho Indiano de Relações Culturais do Ministério das Relações Exteriores do Governo da Índia.
O busto em comemoração ao 150º aniversário de nascimento do líder espiritual indiano, popularmente conhecido como Apóstolo da Paz e da Não-Violência, tem 300kgs de bronze e foi colocado na península do Lago, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade de Brasília Sarah Kubitschek.
O busto de Mahatma Gandhi é muito bem-vindo à Brasília, a cidade que respira ecumenismo e abraça todas as manifestações de fé. Gandhi libertou a Índia da violência e ensinou ao mundo que a Paz pode ser uma arma. Ele morreu pelo que acreditava mas seus ensinamentos se perpetuam até hoje como “Onde há amor há vida”. Namastê.

Durante a programação, foram entoados os hinos Nacional Brasileiro e Indiano, troca de lembranças entre os representantes dos dois governos, após o descerramento da obra pelas autoridades. Flores foram ofertadas ao monumento, como um marco de respeito à grande personalidade de Gandhi, pelo governador em exercício , o representante da embaixada e suas respectivas esposas, além da secretária de Turismo. Lembranças e buquês de flores também foram trocados entre as autoridades. Na oportunidade, Paco Britto entregou três exemplares de ipês ao encarregado de negócios da embaixada S. Koventhan.

O encarregado de negócios da Embaixada da Índia, S. Koventhan, agradeceu o apoio do GDF pela cessão do espaço. “É ótimo concluir aqui, no parque com este busto, as homenagens ao nosso Apóstolo da Paz”. A esposa do encarregado de Negócios da Embaixada da Índia, Vibhuti Koventhan participou da solenidade.
Alunos brasileiros que estudam hindi na Embaixada da Índia no Brasil, sob a orientação da professora Reva Garg, apresentaram a canção de oração favorita de Gandhi. Por fim, os convidados assistiram à gravação da mensagem amistosa do ministro de Relações Exteriores da Índia, S. Jaishankar.

O governador em exercício, Paco Britto disse que o presente oferecido pelo povo indiano aos brasilienses, demonstra a união de esforços entre as nações. “É um objetivo compartilhado entre Índia e Brasil, baseado nos laços de amizade e cooperação, em busca da mitigação de problemáticas globais, tais como a fome e a violência, seguindo nosso preceito constitucional de cooperação entre os povos para o progresso da humanidade”.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, falou que foi um dia histórico para Brasília. “Acredito na sincronicidade e energia [do lugar]”, frisou, referindo-se aos acontecimentos e aos pontos em comum entre os dois países, como a gastronomia, a música, a dança, a arquitetura e o turismo religioso, místico e ecumênico.

Participaram da solenidade os secretários das Cidades, Fernando Leite; de Economia, Rui Coutinho; da Casa Civil, Bruno Seixas; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Lisandro Paixão; o general Hermerson, representando o comandante do Exército, general Pujol; Saulo Diniz, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Paulo Medeiros, superintendente da Legião da Boa Vontade; Monge Sato, do Templo Budista de Brasília; alunos de língua hindi da embaixada ; membros do corpo diplomático; autoridades civis e militares, entre outros convidados.


Fotos: Vinicius de Melo/Agência Brasília e Luís Tajes/Seturdf