Temporal com granizo e rajadas de vento escurece céu de Brasília em plena tarde

bernadetealves.com

Prepare-se: vem aí chuva forte, com rajadas de vento “, foi o aviso de alerta da Defesa Civil, via SMS, no início da tarde desta quinta-feira, dia 09. Instituição também orienta não se abrigar sob árvores, procure abrigo e evite pontos de alagamento.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também emitiu um alerta amarelo para o DF, o que corresponde a precipitações intensas. O acumulado pode variar de 20 milímetros a 50 mm, e os ventos chegam de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, as trovoadas.

bernadetealves.com
Temporal com granizo e rajadas de vento deixa Brasília em alerta no início da tarde de 09 de Janeiro

Em caso de risco iminente, as pessoas devem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil, em casas da possibilidade de desabamento de estruturas) e 193 (neste caso, para o Corpo de Bombeiros Militar do DF).

Os alertas foram oportunos porque no Lago Norte os moradores foram surpreendidos por fortes chuvas  com  granizo e uma forte névoa que  “escondeu” a Torre de TV Digital. Tudo começou por volta das 14h40, acompanhado de ventos fortes.

bernadetealves.com
Temporal com granizo e rajadas de vento no Lago Norte no dia 09 de Janeiro

As dicas da Defesa Civil em caso de rajadas de vento e temporal para o período chuvoso no Distrito Federal são:

Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés e não empinar pipas ou aeromodelos com fio. Outra orientação é evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas. Áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos não são indicadas, por conta do risco de raios.

bernadetealves.com
Temporal com granizo e rajadas de vento deixa Brasília em alerta nesta quinta-feira 09 de Janeiro

Não  passar por locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida. Em caso de alagamento inevitável, a orientação é sair do carro imediatamente e buscar um local seguro.

Caso haja destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.