Coordenador de Direito do IDP recebe representantes da OAB/DF para tratar de empreendedorismo jurídico

Na noite de ontem (13/01), representantes da OAB/DF foram recebidos por Marcelo Proença, Coordenador da Graduação em Direito do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP), para a entrega de um ofício do Presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., com importante recomendação às faculdades de Direito, qual seja, a inclusão da disciplina de Empreendedorismo Jurídico como optativa aos alunos da graduação e pós-graduação. Felipe Bayma, Gilbert Di Angellis e Raul Nero representaram a OAB/DF na reunião que marca o início dos contatos com as faculdades de Direito do Distrito Federal.

Tendo em vista a importância do tema, representantes da Ordem conversarão pessoalmente com os Coordenadores de curso, de modo a dar a devida atenção a todas as instituições e contribuir para formação de estudantes cada vez mais preparados para o mercado de trabalho.
O mercado jurídico está em constante transformação e exige dos advogados não apenas o conhecimento técnico em direito, mas também a capacidade de administração de escritório, liderança de equipes, gestão de carreira e outras habilidades diretamente relacionadas com o tema em questão.
O empreendedorismo jurídico é essencial a todos os profissionais da área, sendo essencial para a continuidade dos escritórios consolidados, crescimento dos demais e inserção no mercado para a jovem advocacia, devendo ser preocupação tanto da OAB quanto das instituições de ensino superior (IES).
Conforme explica o comunicado, “o empreendedorismo é o meio pelo qual o advogado, em qualquer fase da carreira, assume o protagonismo de sua história e lança mão de técnicas em prol do seu crescimento profissional. A estratégia de mercado, o posicionamento enquanto advogado, a realização de parcerias, a construção de escritório e/ou sociedade de advogados, entre outras decisões fundamentais, passam pela atuação empreendedora do profissional”.
Em verdade, trata-se de uma mudança de visão necessária sobre a advocacia, tendo em vista a ampla concorrência, o desemprego e as dificuldades de colocação no mercado de trabalho. Além disso, o sonho de sucesso na advocacia está quase sempre ligado a um projeto empreendedor. Portanto, trata-se de um tema essencial para toda a classe profissional.
É louvável o esforço da OAB/DF e da Comissão de Empreendedorismo Jurídico no sentido de disseminar a cultura empreendedora na advocacia. O IDP, no mesmo sentido, demonstrou estar atento às necessidades dos estudantes e sinalizou medidas importantes no sentido dar ainda mais ênfase ao assunto.