Frutas de Brasília: um caminho para a saúde
A cidade sexagenária, famosa pela arquitetura e suas construções monumentais, dialoga com a natureza. A qualidade de vida está presente em todos os recantos. As imensas áreas verdes são um convite às caminhadas matinais e recheadas de surpresas. Caminhar sob a sombra das belas árvores alegra o coração e garante saúde.
Não bastasse a beleza ainda podemos aproveitar a sombra, nos exercitar, contemplar os pássaros e até saborear frutas pelos caminhos cobertos de flores nas áreas residenciais do Plano Piloto.

As árvores frutíferas ostentam uma diversidade de sabores. Acerola, manga, goiaba, amora, jaca, pitanga, ingá, abacate, nêspera, araticum, româ, jabuticaba, mamão, fruta do conde, dentre tantas delícias.

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek, segundo a Novacap, possui mais de 10 mil árvores, sendo 2.243 frutíferas. Dentre elas tamarindo, jamelão, limão, pêssego, ingá, jenipapo e pequi são algumas das frutas encontradas no parque.
As frutas são maravilhosos construtores do organismo humano desde a Antigüidade, porém a população geralmente desconhece o poder de seus princípios ativos e muito menos o trabalho para que possamos saboreá-las.

Ao comprarmos frutas fresquinhas é bom lembrar que para chegar até o supermercado o cuidado começou ainda enquanto a fruta estava no pé, quando foi ensacada, uma a uma, para protegê-la de passarinhos e outros visitantes que queiram provar a iguaria antes mesmo de ser colhida.

Sem falar nas diversas etapas até chegar ao consumidor como o armazenamento, manuseio e o transporte entre o campo e os pontos de venda. É muito trabalho e responsabilidade que merece reconhecimento.

As frutas, além de gostosas, tem um grande valor nutritivo e propriedades medicinais; vitaminas, minerais, fitonutrientes e elementos fitoquímicos que combatem de forma eficaz, muitos tipos de doenças.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é importante consumir diariamente entre três a cinco porções de diferentes frutas pelo valor nutricional e altos índices de fibras, água e vitaminas. O poder das frutas está comprovado em inúmeros estudos de renomadas universidades e por isso devem ser consideradas como alimentos indispensáveis para a saúde. As frutas fortalecem o sistema imunológico e protege o organismo das infecções.

Para que o Pomar de Brasília continue lindo, desde outubro de 2019 a Novacap está plantando mais árvores frutíferas em Brasília e cuidando as que existem. O Distrito Federal tem em torno de 900 mil árvores e 300 mil estão no Plano Piloto. As árvores que embelezam a capital com suas belas flores e nos remetem à infância ao comermos suas frutas, são um patrimônio cultural.


