BAFTA 2020, o “Oscar Inglês”, não privilegia diversidade

O British Academy Film Awards de 2020, mais conhecido como BAFTAs, que ocorre amanhã, 2 de fevereiro, no Royal Albert Hall, em Londres, vai mostrar os melhores profissionais assim como filmes nacionais e estrangeiros de 2019 e a nova categoria de premiação, Melhor Escolha de Elenco. A cerimônia será apresentada pelo comediante britânico Graham Norton.

Os indicados nas 25 categorias foram conhecidos no dia 07 de janeiro e o que chamou a atenção é que todos os atores nas quatro principais categorias de atuação são brancos, e não há cineastas como candidatas à melhor direção. A falta de diversidade nas indicações do BAFTA 2020 foi criticada nas redes sociais.

O diretor de cinema inglês Steve McQueen, que recebeu o título de cavaleiro na lista anual de homenagens do Ano Novo da rainha Elizabeth II, criticou a falta de diversidade no British Academy Film Awards de 2020. McQueen, o primeiro cineasta negro a ganhar um Oscar de Hollywood, por “Doze anos de escravidão” em 2014, disse que o BAFTA corre o risco de não “interessar a ninguém”, se não se tornar mais inclusivo.

O filme Coringa tem 11 indicações: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição, dentre outras. O Irlandês, de Martin Scorsese, e Era uma Vez em… Hollywood, de Quentin Tarantino, concorrem em 10 categorias cada. Com nove indicações, o drama da Primeira Guerra Mundial, de Sam Mendes, 1917, o ganhador de Melhor Filme de Drama, no Globo de Ouro.

A organização do British Academy Film Awards 2020 emitiu um comunicado no qual solicita que os convidados se vistam de maneira sustentável durante a premiação, apostando em peças alugadas, vintage ou de seu próprio acervo.
