Brinquedos que marcaram épocas e deixaram saudades

bernadetealves.com

Brincar é importante para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. E como é bom lembrar da infância, dos  amigos, das brincadeiras ao ar livre e dos brinquedos legais que as crianças tinham à disposição.

bernadetealves.com
Brincadeiras de crianças com Pogobol e Mola Maluca

Muita gente que foi criança nos anos 80 cultiva a memória afetiva daquela época. Bonecas com cheiro de moranguinho, uma emoção perfumada difícil de esquecer, o mini computador Pense Bem, os jogos movidos à água, os bonecos do bem, o primeiro Karaokê, mola maluca, pogobol, as estações de trens e o Fofão, são alguns dos brinquedos que marcaram épocas e deixaram saudades.

bernadetealves.com
Comandos em Ação

Aquaplay, fabricado pela Estrela, foi um brinquedo vendido no mundo todo com diferentes nomes. Usava apenas princípios da física num recipiente de plástico, cheio de água, com um ou dois botões, dependendo do modelo, acionava os disparos de pressão na água que movimentavam a pequena bola de futebol, basquete, argolas ou peixes, e outras variações.

bernadetealves.com

Quem não lembra do Pense Bem da TecToy, que tinha ares de computador pessoal e estimulava o raciocínio das crianças. Ele vinha com um livrinho com várias perguntas e opções de respostas sobre história, geografia ou matemática,dentre outras. Em seguida o brinquedo mostrava alternativas de resposta e o jogador tinha de escolher uma, digitando na máquina o número correspondente contido no Livro.

bernadetealves.com

Algumas versões vinham enfeitadas com personagens infantis,como o Pense Bem do Pato Donald, da Turma da Mônica e do Sonic, mas a dinâmica de perguntas e respostas era sempre a mesma. Este brinquedo alcançou grande popularidade no Brasil a partir do fim da década de 1980 até meados dos anos 90. É a versão licenciada do Smart Start, criado pela Vtech, de Hong Kong.

bernadetealves.com
Boneca Moranguinho

As bonecas perfumadas,da linha Moranguinho, que nos Estados Unidos se chamavam Strawberry Shortcake, também fizeram um enorme sucesso aqui no Brasil. Era  símbolo da infância nos anos 80, fizeram a alegria das meninas e ainda fazem em pleno século 21. A Moranguinho de agora é mais teen. A coleção de bonecas, com visual ingênuo e camponês, chegou ao Brasil devido ao sucesso do desenho animado. Ganhou versões repaginadas em 2003 e 2013, inclusive um novo desenho animado.

bernadetealves.com
Ferrorama

O brinquedo que simula uma ferrovia, com variações que incluem trens a vapor ou elétricos, todos movidos à pilha, criou uma geração tão apaixonada pelo produto que foi capaz de convencer a Estrela a retomar a fabricação, 13 anos depois de tê-la encerrado. O Ferrorama foi criado em 1973 e produzido até 1997, mas foi em 2010 que a empresa foi persuadida pela insistência dos fãs que criaram uma movimentada comunidade no Orkut e organizavam mutirões de pedidos pela volta do brinquedo, via e-mails e correspondência.

bernadetealves.com

A linha de bonecos americana G.I. Joe chegou no Brasil com o nome de Comandos em Ação, com bonecos lançados às centenas e divididos em duas facções: os soldados do bem, chamados de “Tigre”, e os mercenários do mal, os “Naja” (“Cobra”, no original). Comandos em Ação, da empresa de brinquedos norte-americana Hasbro e fabricados no Brasil pela Estrela, fizeram um sucesso durante muito tempo, de 1984 a 1995, chamaram a atenção da garotos e marmanjos pela qualidade dos bonecos. Muitas articulações, detalhes caprichados e uma enorme variedade de personagens e acessórios.

bernadetealves.com
Comandos em Ação

No Brasil foram produzidos 124, cada um com nomes, personalidades e histórias distintas, explicadas no verso da embalagem. Eles também vinham com várias armas e alguns até com tintas especiais, para pintar o rosto como um soldado e deixar a brincadeira toda mais real.Tanques de guerra, carros, motos, aeronaves, helicópteros e até bases militares com mais de um metro faziam parte do arsenal irresistível para os meninos dos anos 80. Em 2002, a empresa Gulliver recolocou a coleção no mercado, desta vez sem fabricação nacional, apenas importando as versões norte-americanas. A distribuição, no entanto, durou apenas um ano.

Pogobol foi lançado em 1987 e fabricado até 1991. O brinquedo  apresentava muitos riscos  ao proporcionar tombos e machucar as canelas das crianças. Apesar dos riscos, foi um dos maiores sucessos da Estrela, ao ponto de imitações terem surgido pouco tempo depois, como o Gogo Ball do Gugu.

bernadetealves.com
Meu Primeiro Gradiente

Meu Primeiro Gradiente, o gravador Karaokê infantil, fazia a festa da garotada. Portátil, chamativo e resistente, era só levar um desses para o meio da turma e logo começava a cantoria, uns disputando com os outros quem desafinava menos. Em 2013 a Gradiente relançou o produto com uma atualização necessária: pen drives no lugar de fitas cassete para as gravações.

Fofão, o alienígena vindo do planeta Fofolândia conquistou o coração dos brasileiros pela primeira vez em 1983, quando passou a fazer aparições no programa de tevê do Balão Mágico. Fez tanto sucesso que pouco tempo depois ganhou o próprio show TV Fofão e uma série de produtos próprios, incluindo o boneco do fofão, com suas avantajadas bochechas e cabelo ruivo. Orival Pessini, intérprete de Fofão, faleceu em outubro de 2016, aos 72 anos.

bernadetealves.com

Mola Maluca reinou nos anos 80 e 90, mas várias fontes indicam que sua origem ocorreu nos anos 40, quando um engenheiro naval norte-americano acidentalmente deixou cair uma mola torcida, achou o efeito curioso e resolveu transformá-la num brinquedo. É difícil determinar um fabricante, já que se trata de um produto realmente muito simples, produzido e copiado por muita gente.