É êxito: Getúlio Moreira Lopes

Assim como a coleção infinita da obra arquitetônica e do urbanismo, a educação de Brasília nasceu de ideias modernas, sem a sombra do atraso que reinava na maioria das salas de aula deste Brasil afora. Na capital recém criada era necessário ter uma educação primorosa.

A relação de Getúlio Américo Lopes com a educação começou dentro de casa. O mineiro de Sete Lagoas, chegou em Brasília em 1961, com 10 anos de idade. Ele cresceu observando o empenho de seu pai João Herculino para melhorar a qualidade da educação básica, estimulando respeito ao meio ambiente e com dedicação extrema a tudo que fazia.
João Herculino de Souza Lopes foi um nome da educação brasileira e dos primórdios da capital federal, um protagonista talentoso quanto JK e um empreendedor visionário. Criou em 1968 a primeira instituição de ensino privado de Brasília: o Centro de Ensino Unificado de Brasília – Ceub, que depois em 1990 se tornaria o primeiro Centro Universitário de Brasília. Uma transformação educacional por meio do afeto. O Reitor João Herculino faleceu em 2003, aos 76 anos.

Seus ideais e seu legado permanecem vivos graças ao empenho dos seus filhos, principalmente de Getúlio Américo Moreira Lopes, o primogênito,que dedica-se exclusivamente à instituição desde 1971. “Meu pai colocou cidadania e ética como os principais objetivos e fundamentos para crescermos, e em uma cidade melhor”, diz Getúlio Lopes.

O pioneirismo no ensino superior e o amor pela mudança social veio a partir da própria experiência. O Reitor Getúlio Moreira Lopes está à frente da Universidade há 18 anos. Um gestor que investe em uma educação de ponta e que é integrante de um mundo em transformação.
O Reitor do UniCeub, Getúlio Lopes, nasceu para o ensino, transformou o cinquentenário UniCeub em uma vitrine de formação de talentos e de ensino de qualidade. Em 2019 formou a primeira turma de Medicina, o curso que mostrou que o educador estava atento às novas tendências e tecnologias de um mundo globalizado, entendendo a melhor forma didática de aplicá-la ao conhecimento.

Nas cinco décadas de funcionamento, o Centro Universitário de Brasília formou mais de 100 mil estudantes. Atualmente, a universidade oferece 26 cursos de graduação, além de cursos tecnológicos e de pós-graduação e Mestrado. Cerca de 22 mil alunos frequentam as cinco unidades da instituição. O UniCeub mantém parcerias com universidades internacionais e faz trocas constantes para avaliar e aprimorar o funcionamento.

“Integrar a nossa comunidade, com alunos capazes de serem reflexivos, alunos que sejam cidadãos e éticos, que somem à coletividade, como elemento agregador, com o objetivo de fazer a comunidade crescer, e crescer bem e forte. Isso é o que tentamos fazer. São mais de 50 anos nesse objetivo”, declara o Dr. Getúlio.

O Centro Universitário de Brasília (UniCeub) recebeu do GDF, em 2019, o Selo Social do Distrito Federal, por sua contribuição com questões-chave para o desenvolvimento sociocultural e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

O Reitor do UniCeub tem afeto por Brasília e planta sementes de respeito, responsabilidade e de igualdade de oportunidades. Getúlio Américo Moreira Lopes é um orgulho para a cidade e uma pessoa de êxito.
