Médico brasileiro André Kalil lidera estudo de remédio contra Covid-19

bernadetealves.com
Dr. André Kalil, Universidade de Nebraska, EUA

O médico brasileiro André Kalil, que trabalha há 20 anos no Centro Médico da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, está liderando estudo para medicamento contra o novo coronavírus, Covid-19.

O brasileiro nascido em Bagé, de 53 anos,lidera uma equipe de profissionais para testar a eficácia da droga remdesivir, o remédio considerado de maior potencial para curar Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Os ensaios clínicos que o médico Kalil conduz são financiados pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), um órgão federal dos Estados Unidos.

O ensaio clínico para achar uma cura para o coronavírus, no entanto, vai ser adaptativo, diz o doutor Kalil: “O estudo está calculado para 400 pacientes, mas, quando chegarem os resultados dos primeiros cem, vamos averiguar para tentar entender se há efeito. Em caso positivo, vamos trabalhar em cima dele. Se não, retiramos o estudo e colocamos uma medicação nova”.

bernadetealves.com
Novo Coronavírus, Covid-19

Dr. Kalil  alerta que a melhor resposta é a precaução e não o pânico. ‘Há uma carga emocional grande neste momento, mas é preciso fazer a ciência correta e robusta para descobrir qual terapia funciona’, disse André Kalil ao G1. Droga remdesivir foi a escolhida por ter se mostrado efetiva contra doenças ‘primas’ da causada pelo novo coronavírus.

“É muito importante entender que de 80% a 90% das pessoas que vão adquirir esta infecção vão ter um quadro bastante leve, um quadro de resfriado. As pessoas mais afetadas hoje por este coronavírus, que podem ter uma doença mais severa, são as pessoas mais idosas e as pessoas que têm já vários problemas médicos crônicos. Neste momento, o mais importante é precaução, lavar as mãos, usar o gel e, obviamente, não entrar em pânico porque o pânico não vai ajudar neste processo. Pode até piorar”, diz André Kalil.

Médico brasileiro André Kalil lidera estudo de remédio contra Covid-19 - Bernadete Alves

As medidas de prevenção da infecção pelo novo coronavírus envolvem, no geral, cuidados básicos para reduzir o risco de se contrair ou transmitir infecções causadas por vírus respiratórios. Como: Higiene frequente das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica Não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável. Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

O novo coronavírus deixou a China e está assombrando outros continentes . O Brasil registrou oficialmente o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus, que já infectou mais de 80 mil pessoas em todo o mundo e deixou pelo menos 2.000 mortos.

Médico brasileiro André Kalil lidera estudo de remédio contra Covid-19 -ciclo - Bernadete Alves
Sintomas e prevenção do Covid-19

Com sintomas semelhantes ao de um resfriado, como febre, tosse e falta de ar, a infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) ainda não tem um tratamento específico. Para casos confirmados da doença, o Ministério da Saúde recomenda repouso e consumo de bastante água. Outras medidas, no entanto, podem ser adotadas para aliviar os sintomas como repouso e consumo de bastante água,  uso de medicamento para dor e febre, como antitérmicos e analgésicos.  uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

Fotos: Associated Press/Nati Harnik