Museu de Arte Contemporânea de Niterói é TOP 10 na arquitetura mundial

As linhas e curvas do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, inaugurado em setembro de 1996, foi considerado como um dos dez principais marcos arquitetônicos dos últimos 50 anos, pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), organização americana sediada na Pensilvânia, EUA.

A obra de Oscar Niemeyer além de ser considerada uma das mais influentes está entre os renomados monumentos clássicos do mundo. Uma relevância internacional ao símbolo da cidade de Niterói que agrega valor ao Rio de Janeiro.

O MAC levou cinco anos para ficar pronto. A espera valeu a pena pois representa a arte da arquitetura. O Museu fica no mirante da Boa Viagem e proporciona momentos de pura contemplação.
O arquiteto Oscar Niemeyer, disse em 1991 que era fácil explicar o projeto do MAC: “Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar. E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto”, disse Oscar Niemeyer.
Atravessando a ponte Rio-Niterói é possível contemplar não apenas uma grande obra de arquitetura, como também o visual para o Rio de Janeiro e as obras expostas dentro do próprio museu.
O MAC Niterói teve como ponto de partida a doação do acervo pessoal do colecionador João Sattamini, que queria doar obras para a cidade de Niterói. O acervo é composto de 1.217 obras da coleção João Sattamini e 369 obras do próprio museu, doadas por artistas diversos.

Dentre as 10 obras da arquitetura mundial, do PMI, além do MAC Niterói, destaque para: o Burj Khalifa, Dubai, considerado o prédio mais alto do mundo, a Casa de Ópera de Sidney, na Austrália, e o Museu Guggenheim Bilbao,Bilbau na Espanha.

Completam a lista: The Shard (Londres), Centro Georges Pompidou (Paris), Apple Park (Califórnia), Museu Zeitz de Arte Contemporânea Africana (Cidade do Cabo), Shanghai Tower; e o Centro Georges Pompidou (Paris).



