Lacalle Pou assume o Uruguai pregando respeito as diferentes ideologias

bernadetealves.com

A posse do novo presidente do Uruguai, o jovem advogado Luis Lacalle Pou de 46 anos, começou por volta das 14h, com a chegada dele e da primeira-dama Lorena Ponce de León ao Palácio Legislativo. O presidente e sua vice, Beatriz Argimón, foram recebidos pelo senador e ex-presidente  do Uruguai Pepe Mujica para o Compromisso de Honra Constitucional, a etapa mais importante do processo de transição de poder no país.

bernadetealves.com
Lacalle Pou, Pepe Mujica, senador e ex-presidente do Uruguai e Beatriz Argimón
bernadetealves.com
Cerimônia de posse de Luis Lacalle Pou na presidência do Uruguai
bernadetealves.com
Lacalle Pou, Pepe Mujica, senador e ex-presidente do Uruguai e Beatriz Argimón

Por volta das 16h o filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, que governou o Uruguai entre 1990 e 1995, percorreu o trajeto até a Praça Independência, onde Tabaré Vázquez o aguardava para entregar a faixa presidencial, no Ford V8 club Cabriolet que pertenceu a seu avô, Luis Alberto de Herrera, um dos fundadores do Partido Nacional.

bernadetealves.com
Luis Lacalle Pou, novo presidente do Uruguai, desfila em carro aberto com a vice, Beatriz Argimon, em Montevidéu
bernadetealves.com
Cavaleiros acompanham a posse de Luis Lacalle Pou como presidente do Uruguai

O trajeto foi acompanhado  por 3,5 mil cavaleiros, com bandeiras brancas e azuis, oriundo de diversas localidades rurais do país, numa demonstração  de respeito que o novo presidente e seu partido tem com o campo.

bernadetealves.com
Luis Lacalle Pou, novo presidente do Uruguai, desfila em carro aberto com a vice, Beatriz Argimon, em Montevidéu

Autoridades de diversos países, dentre eles o presidente do Brasil Jair Bolsonaro, o rei da Espanha, e os presidentes do Paraguai, Chile, Colômbia e Bolívia o aguardavam assim como integrantes do Partido Colorado e Cabildo Abierto e milhares de pessoas pelas ruas de Montevidéu.

bernadetealves.com

Em seu discurso de posse, Lacalle Pou falou da relação uruguaia com os vizinhos do Mercosul, defendeu o fortalecimento e a flexibilização para países fecharem acordos bilaterais. O novo líder uruguaio disse ainda que questões ideológicas dos membros do bloco não podem atrapalhar no avanço dos interesses comuns. Lacalle Pou disse que trabalhará para concluir o acordo do Mercosul com a União Europeia.

bernadetealves.com
Presidente Jair Bolsonaro participa da posse de Luis Lacalle Pou, como presidente do Uruguai

Lacalle Pou reafirmou que se manterá distante das questões ideológicas e defendeu o pragmatismo no Mercosul para que os países alcancem interesses comuns. O presidente disse que sua administração “se compromete a respeitar o direito de todos” os vizinhos. “O dos que têm simpatia pelo nosso governo e aqueles que preferiram que governassem outros”, pontuou.

bernadetealves.com
O presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou assume o Uruguai pregando respeito as diferentes ideologias

O novo presidente uruguaio também falou dos desafios econômicos do país, pregando austeridade assim como a tolerância zero com relação a crise de violência no Uruguai. “Nós não estamos dispostos a ceder ao crime e ao tráfico de drogas. Vamos recuperar o controle de cada canto do nosso país, incluindo as prisões”, declarou o presidente Luis Lacalle Pou.

Além do presidente Jair Bolsonaro e da primeira-dama Michelle Bolsonaro, acompanharam a posse do presidente do Uruguai,  a Ministra Cristina Peduzzi, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, uruguaia de nascimento,  o ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores. O General Augusto Heleno, ministro do Gabinete da Segurança Institucional (GSI); o Senador da República, Luis Carlos Heinze, (PP-RS), e o deputado federal  Celso Russomanno (Republicanos-SP).

bernadetealves.com
Presidente do Brasil Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro, na posse de Lacalle Pou

Participaram da cerimônia de posse os presidentes de Chile, Colômbia e Paraguai, os vice-presidentes de Costa Rica e Equador e autoridades de Argentina e Peru, além do rei Filipe VI, da Espanha, do ministro do Ambiente e Transição Energética de Portugal e do chanceler do México.

bernadetealves.com
O presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou e a primeira-dama Lorena Ponce de León