OAB promove Conferência Nacional para debater desafios da Mulher Advogada

Atualmente, homens e mulheres dividem o quadro da advocacia no Brasil. São 586,9 mil advogadas e 596,2 mil advogados inscritos na Ordem. As condições do exercício da advocacia, no entanto, não são as mesmas. Para debater a situação salarial desigual e as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea, a Ordem dos Advogados do Brasil está promovendo a Conferência Nacional da Mulher Advogada, em Fortaleza-CE.

Com as bandeiras: Igualdade, Liberdade e Sororidade, a Conferência que começou ontem dia 05 e termina neste  6 de março, elegeu como tema central a busca de uma advocacia mais igual, livre e com o apoio mútuo entre as advogadas brasileiras.

bernadetealves.com
Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional, abre a Conferência Nacional da Mulher Advogada 2020

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, afirmou que recusar a igualdade de direitos às advogadas é negar justiça à metade da advocacia brasileira. “Na nossa conferência nacional, em novembro, teremos paridade nos painéis e palestras, com participação efetiva das mulheres nos nossos espaços de discussão e decisão. Esse é um símbolo desse processo de transformação na OAB, onde as mulheres não estão ganhando nada, mas sim conquistando, por seus esforços, os seus espaços. Apesar das dificuldades, sei que na história do Brasil, a OAB, toda vez que foi chamada, foi vitoriosa na sua trajetória. Espero que esse seja um encontro de muito trabalho, que reflita na vida das mulheres advogadas e de todas as mulheres brasileiras”, afirmou Felipe Santa Cruz.

bernadetealves.com

A Conferência de Abertura foi ministrada pela Conselheira Federal e única mulher Medalha Rui Barbosa, Cleá Carpi, e pela ex-presidente da Ordem dos Advogados de Paris, Marie-Aimée Peyron e contou com a presença de mais de 2 mil advogadas e advogados de todo o País.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Daniela Borges, enfatiza que o debate transcende os desafios da advocacia feminina. “É um debate que interessa à sociedade”, afirmou.

“Nós enfrentamos desafios e dificuldades muito peculiares em razão da nossa condição de mulher. É muito importante que possamos discutir essas particularidades e o que tem de complexo neste cenário. Há uma desigualdade de gênero nas profissões e na sociedade, pois o Brasil é o quinto país do mundo em número de feminicídios”, disse Daniela Borges.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anfitriã do evento, a vice-presidente da OAB-CE, Vládia Feitosa, defendeu que a luta das mulheres e pelas mulheres deve ser incessante enquanto as oportunidades e os recursos necessários à igualdade não estiverem disponíveis para que todas possam realizar plenamente suas capacidades na vida profissional política e social. “São inúmeras as barreiras sociais e culturais que nos impedem de atingir nosso potencial, ter voz e ocupar os espaços de fala, decisão e poder. Os dados apontam que as mulheres ganham menos pelos mesmos trabalhos realizados pelos homens, estão mais sujeitas à violência doméstica e ainda desempenham múltiplas jornadas. Por isso mesmo, continua sendo necessário discutirmos problemáticas afeitas à realidade da mulher, que permanecem na invisibilidade, ensejando a falsa concepção de que o tempo se encarrega de resolvê-las, prescindindo de interferências sociais, legais e institucionais para sua melhoria”, afirmou Vládia Feitosa.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, a vice-presidente Cristiane Damasceno Leite Vieira, a diretora Andreia Saboia e a conselheira federal Daniela Teixeira, estavam entre os participantes do encontro nacional.

A Conferência Nacional da Mulher Advogada,no Centro de Eventos do Ceará, é também palco para o lançamento de mais uma dezena de livros de advogadas e advogados que participam do evento. As publicações tratam de assuntos diversos e também de matérias relacionadas ao tema principal do encontro: igualdade, liberdade e sororidade.

bernadetealves.com
Advogadas de todo o país participam da III Conferência Nacional da Mulher Advogada, em Fortaleza