Lua Cheia no Perigeu: um espetáculo de encher os olhos

bernadetealves.com
O nascer da Lua Cheia nos céus de Brasília

Neste 9 de março, teremos a Lua Cheia passando mais perto da Terra e com a face iluminada 100% pelo Sol. Embora muitos denominam  de “Superlua”, o nome técnico do fenômeno é Lua Cheia no perigeu.

Ontem ela já deu uma amostra da intensidade do seu luar.Surgiu quando as luzes da cidade começaram a ascender e mesmo assim o brilho foi bastante intenso. Com a chegada da noite a Lua Cheia no perigeu estava majestosa.

bernadetealves.com
Lua Cheia no Perigeu clicada na Esplanada dos Ministérios – Brasília

Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), a ocorrência de luas cheias durante a passagem pelo perígeo acontece a cada três meses e 18 dias. O que torna o fenômeno desta segunda-feira, 09 de março de 2020, especial, pois a Lua passará mais perto de nosso planeta.

Além de observar este evento astronômico, entende-lo pode ser instigante e um colírio para os olhos. O nascer da Lua Cheia vai acontecer um pouco antes das 19h, horário de Brasília.

bernadetealves.com
Lua Cheia, um espetáculo astronômico

Segundo a astronomia, a órbita da Lua ao redor da Terra não é uma circunferência perfeita com a Terra exatamente no centro. É uma oval que na matemática é chamada de elipse. A Terra fica num dos dois focos da elipse, numa posição ligeiramente deslocada do centro e sobre o semi-eixo maior  da elipse. Desta forma, enquanto a Lua orbita a Terra, a distância Terra-Lua  varia constantemente.

bernadetealves.com
Lua Cheia iluminando a Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes

O fenômeno da “Superlua”, que acontece durante a fase cheia, deve ocorrer também em abril e maio deste ano.