Quaresmeira – A flor que anuncia a Páscoa e nos inspira

Brasília proporciona um show de cores o ano inteiro. Andar pela cidade é elevar a autoestima com um arco-íris de pétalas. A cor do momento é o degrade de rosa ao roxo das Quaresmeiras, a flor que anuncia a chegada da páscoa.

A Quaresmeira ou flor-de-quaresma, como são conhecidas as árvores do gênero Tibouchina granulosa, florescem mesmo em temporada de chuva deixando Brasília ainda mais bela. Segundo a Novacap, que cuida da arborização da cidade e dos canteiros floridos do Plano Piloto, há pelo menos 25 mil exemplares destas magníficas árvores.
A Quaresmeira é uma árvore exuberante, elegante e de pequeno porte originária da Mata Atlântica e altamente resistente ao clima e às pragas. Suas raízes não são agressivas e, portanto. não danificam as calçadas.
Além da beleza evidente, essas árvores florescem duas vezes ao ano, no final do verão anunciando a chegada da Páscoa e nos meses de julho e agosto, antes da chegada da primavera. Suas flores rosas e roxas atraem os polinizadores contribuindo para a preservação da natureza.

Por causa da intensidade de suas floradas e a boa adaptação ao ambiente urbano, as quaresmeiras, com porte entre 7 e 12 metros, têm sido cada vez mais utilizadas na arborização de cidades, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Devido à sua importância ecológica na reconstrução de áreas verdes, foi até eleita a árvore-símbolo de Belo Horizonte.
Já a Tibouchina mutabilis é uma espécie muito interessante, porque suas flores mudam de cor, do branco para o roxo, à medida que envelhecem. Possui entre 7 e 12 metros de altura e floresce durante os meses de novembro e fevereiro.
O gênero Tibouchina (Família Melastomataceae) está distribuído principalmente em regiões tropicais e subtropicais da América e inclui aproximadamente 350 espécies, sendo 129 nativas do Brasil.
A mais comum nas cidades brasileiras é a Tibouchina granulosa, a mesma que temos no Distrito Federal. A árvore de médio porte é muito vistosa pela abundância de suas flores, que podem ser roxas ou rosas. Por isso, é muito usada em projetos de paisagismo.
Ter o nosso entorno repleto de flores nos inspira a cuidar mais de nós, dos animais, da natureza e do meio em que vivemos. É um prazer imenso ver uma árvore carregada de belas e perfumadas flores. Vamos espalhar esta maravilha.
Plantar uma Quaresmeira é fácil
Passo 1 – Escolher um local a pleno sol para que a planta possa realizar a fotossíntese durante quase todo o dia e assim crescer melhor. Não é muito exigente em questão ao solo mas para crescer mais rápido dê preferência pelo solo ácido ( terra vermelha).

Passo 2 – Faça um buraco bem maior que o torão da planta para poder preencher com terra mais nutritiva e fofa e permitir que a raiz da planta possa crescer com liberdade numa terra com boa drenagem.
Passo 3 – Forre o fundo do buraco com uma mistura de terra / areia grossa / esterco ou folhas secas.
Passo 4 – Retire completamente a planta do recipiente ou se preferir retire somente o fundo para que as raízes possam sair e expandir.

Passo 5 – Coloque a planta no centro do buraco.
Passo 6 – Preencha as laterais do buraco com um pouco da terra que foi retirada.
Passo 7 – Coloque um suporte ao lado de todo o troco da quaresmeira para dar firmeza e direcionar o tronco.
Passo 8 – Amarre bem o caule com o suporte e tente não machucar a madeira que ainda está fraca e não é muito resistente. Aqui eu coloquei um pedaço de couro velho que vai proteger o caule da pressão da corda.
Passo 9 – Preencha o resto do buraco com a terra retirada.
Passo 10 – Regue!!! Sua planta necessita sentir confortável no novo local e vai agradecer um bom banho de água. A rega vai depender do tamanho da sua planta. Plantas muito jovem necessita regar todos os dias até atingir certa estabilidade e planta mais maduras podem ficar semanas sem regar porque a quaresmeira tem capacidade de reter líquido e por isso dispensa muita manutenção.
A princípio, nos primeiros meses após o plantio, o ideal é regar sempre que a terra estiver seca, mas nunca encharcar para evitar o apodrecimento das raízes.
Passo 11 – Ao redor do caule, coloque uma cobertura seca (resto de capina, folhas secas, ou serragem ao redor da planta) que vai conservar a umidade da terra e ajudar no seu desenvolvimento.

E pronto!! Com sua árvore você pode mudar completamente o visual do seu entorno adicionando cor, flores e passarinhos.