Band festeja 53 anos de pioneirismo

bernadetealves.com
Band comemora 53 anos de pioneirismo

A primeira emissora do Brasil a produzir toda a sua programação em cores, a pioneira em fazer uma transmissão via satélite, completa hoje 53 anos de atividades ininterruptas. A Rede Bandeirantes, chamada carinhosamente de Band, foi fundada no dia 13 de maio de 1967 pelo canal 13 VHF.

bernadetealves.com
Torre de TV da Band, em São Paulo, uma das maiores edificações da América do Sul

Tudo começou em maio de 1937 com a criação da Rádio Bandeirantes (PRH-9). Em 1945, a emissora foi adquirida por Ademar Pereira de Barros, que em 1948 repassou o comando da emissora para seu genro João Jorge Saad, antes de se tornar governador de São Paulo e prefeito da capital.

bernadetealves.com
João Saad, fundador da TV Bandeirantes

Para abrigar a mais moderna televisão da América Latina, em 1961 no Morumbi,começaram as obras do Edifício Radiantes.O prédio levou 5 anos para ser construído e quando inaugurado foi apelidado como  “palácio encantado”. Com torre de transmissão no Pico do Jaraguá, em fevereiro de 1967 entraram no ar as imagens experimentais, com slides, filmes e documentários.

A TV Bandeirantes entrou no ar pela primeira vez no dia 13 de maio de 1967, com um discurso de seu fundador, João Jorge Saad, seguido por um show dos cantores Agostinho dos Santos e Cláudia, que abriram as transmissões. Estavam presentes o presidente Costa e Silva o governador de São Paulo Abreu Sodré o prefeito da cidade de São Paulo Faria Lima, além de ministros e secretários de Estado.

Na frente da sede da emissora foram montados um parque infantil e um circo gratuito para famílias de menor poder aquisitivo. Durante dois dias houve gincanas e brincadeiras, com distribuição de brindes comemorativos e foram sorteadas 5 casas para mães pobres.

A Bandeirantes investiu desde o início em esporte, filmes e jornalismo. Para Saad, a programação tinha de ser “eclética”. Segundo ele, não se podia “elevar muito o nível dos programas, senão não haverá audiência”.

bernadetealves.com
Novela Os Miseráveis

Em 1967, dias depois da inauguração, entrava no ar a primeira novela da então TV Bandeirantes, Os Miseráveis, adaptação de Walther Negrão e Chico de Assis com uma inovação: capítulos com duração de 45 minutos.

O primeiro jornalístico da Band foi o Titulares da Notícia, um correspondente do tradicional programa da Rádio Bandeirantes. Destacaram-se nesta primeira os programas Ari Toledo Show; Leporace Show, com Vicente Leporace, Cláudia Querida, com a cantora; I Love Lúcio, espetáculo de música e humor comandado por Lúcio Mauro e Arlete Salles; Além, Muito Além do Além, teatro de terror com Zé do Caixão.

bernadetealves.com
Programa Clube do Bolinha com Edson Cury

Em 1968 era exibido na emissora, às 15 horas o programa Xênia e Você, que permaneceu na emissora durante anos, e era apresentado por Xênia Bier. Também naquele ano a TV Bandeirantes exibia às 18h30 o Sítio do Picapau Amarelo de produção própria, e às 19h30 As Aventuras de Rin-tin-tin.

Em 1969 a emissora sofreu um incêndio devastador, que destruiu suas instalações. Grande parte dos seus arquivos se perderam. O slogan da época era: “A Bandeirantes não vai parar”. E não parou. Em 1970 a emissora transmitiu a Copa do Mundo FIFA de 1970, a primeira competição transmitida ao vivo no Brasil.

A emissora ganhou o Brasil nas décadas de 1980 e 1990 como “o canal do esporte”, em razão de haver transmitido os mais variados gêneros esportivos,sendo a primeira a transmitir a Fórmula Indy, a NBA e os campeonatos de futebol italiano e espanhol.

Luciano do Valle foi o principal locutor esportivo da Band desde a década de 80 e idealizou o Show do Esporte, um dos programas de maior sucesso da emissora.

As coberturas jornalísticas foram outro reconhecimento da Bandeirantes, na realização de debates entre candidatos políticos na televisão: foi a segunda a fazer um debate para governador de São Paulo em 1982 e em 1989 foi a primeira a realizar um debate entre os candidatos para Presidente da República.

bernadetealves.com
Band comemora 53 anos de pioneirismo

O pioneirismo da emissora continuou e em 1995, por ocasião da cobertura televisiva do carnaval, a Rede Bandeirantes foi foi a primeira emissora brasileira a inserir seu logotipo no canto do vídeo, a chamada marca d’água.

Atualmente, a emissora é presidida por Johnny Saad, filho de João Saad. É a quarta maior rede de televisão do país em audiência e faturamento. Ficando apenas atrás da Record TV que se mantém como a terceira maior emissora do país. Seu sinal é distribuído para todo o Brasil por meio das suas emissoras próprias ou afiliadas, televisão por assinatura e no exterior pela Band Internacional.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação, com sede em São Paulo,  está entre os maiores conglomerados de mídia do país em número de veículos. Ao todo, a Bandeirantes possui mais de 40 empresas em diferentes plataformas de comunicação, segundo levantamento do próprio grupo.

bernadetealves.com
Torre da TV Bandeirantes, em São Paulo, é uma das maiores edificações da América do Sul

No setor de televisão aberta, atua a partir da TV Band e do Canal 21, em TV paga, com os canais Band News, Band Sports, Terraviva, Arte 1 e Sexprive, e em mídia impressa com os jornais Metro e Primeiramão. No rádio, a Bandeirantes possui onze emissoras: Band FM, Nativa FM, Rádio Bandeirantes FM, Band News FM, Bradesco Esportes FM, Rádio SulAmérica Trânsito, Band Vale FM, Educadora FM, Stereo Vale FM, Ipanema FM e MPB FM.

A presidência do Grupo Bandeirantes é ocupada pelo filho de João Saad, José Carlos Saad, também presidente da Associação Brasileira de Radiodifusores (ABRA).