Morre Christo, o artista que embrulhou monumentos e desafiou limites

Morre Christo, o artista que embrulhou monumentos e desafiou limites - Bernadete Alves
Ponte Neuf, Paris,  embrulhada para presente pelo artista Christo

O búlgaro Christo Vladimirov Javacheff, faleceu  aos 84 anos, no dia 31 de maio de “causas naturais”, em sua casa em Nova York, segundo o seu perfil no Facebook. “Christo viveu sua vida plenamente, não apenas imaginando o que parecia impossível, mas percebendo. O trabalho de Christo e Jeanne-Claude reuniu pessoas com experiências compartilhadas de todo o mundo, e seu trabalho é perpetuado em nossos corações e nossas memórias”, escreveram seus colaboradores na mensagem do Facebook.

bernadetealves.com
Artista búlgaro Christo Vladimirov Javacheff

Christo conheceu em 1958, sua esposa francesa Jeanne-Claude Denat de Guillebon e começaram aí uma parceria na vida e na arte. Christo decidiu se estabelecer em Nova York e obteve a cidadania americana.

O artista plástico ficou famoso em 1960 por suas colossais obras feitas nos grandes monumentos em várias partes do mundo. Christo formou ao lado da esposa e parceira Jeanne-Claude Denat de Guillebon,um dos casais mais conhecidos e badalados da arte Contemporânea.

O artista extravasava e implodia os limites impostos à escultura. Suas obras levavam anos para serem concebidas e milhões de dólares para serem vistas em alguns dias. Jeanne-Claude faleceu em 2009 e Christo mergulhou ainda mais em suas produções com o apoio do filho Cyril Christo, fotógrafo e cineasta. Ainda bem que a fotografia eternizou todas as maravilhas deste insuperável artista.

bernadetealves.com
Parlamento Reichstag, em Berlim

Dentre as inúmeras obras famosas destaque para o do Parlamento Reichstag,em Berlim; Central Park em Nova York, no Lago Iseo, na Itália, em Minneapolis, Estados Unidos; museu suíço Kunsthalle, em Berna; montanhas do Colorado, nos EUA; costa da Austrália; Muralha Aureliana, na Itália; ilhas da Baia de Biscayne, em Miami; Ponte Neuf em Paris; Os guarda-chuvas  instalados nos Estados Unidos e no Japão; Árvores embrulhadas na Suiça;  A parede, no gasômetro de Oberhausen, na Alemanha; no Hyde Park, em Londres, dentre tantas relíquias.

bernadetealves.com
A Parede, de Christo, na Alemanha

O último projeto em preparação do artista Christo , o envoltório do Arco do Triunfo na capital francesa, foi adiado devido à epidemia de coronavírus. O artista búlgaro Christo Vladimirov Javacheff  deixa este mundo, mas suas obras ficam para a eternidade.

Enumeramos aqui, algumas das fenomenais criações de Christo que a mídia internacional divulgou ao longo de décadas.

bernadetealves.com
Passarela sobre as águas do Lago Iseo na Itália

O artista búlgaro Christo inaugurou em 2016 mais uma de suas obras grandiosas: uma passarela que permite aos visitantes caminhar sobre o lago de Iseo, no norte da Itália. A instalação, que liga as cidades de Sulzano e Monte Isola, é feita de 220 mil cubos plásticos flutuantes, cobertos com 100 mil metros quadrados de tecido amarelo.

bernadetealves.com
Obra Passarela flutuante no Lago Iseo, Itália, de Christo

A  característica mais conhecida de Christo é o “embrulhamento” de monumentos e construções. O projeto The London Mastaba, no Hyde Park, em Londres, London, obra assinada por Christo e Jeanne-Claude, sua mulher, que morreu em 2009.

“Pacote de 42.390 pés cúbicos”, de 1966, em Minneapolis, Estados Unidos. O pacote foi preenchido com 2.800 balões coloridos e içado a seis metros por um helicóptero.

 “Fonte embrulhada” e “Torre medieval embrulhada” são de 1968, em Spoleto, na Itália.

bernadetealves.com
Museu Kunsthalle, em Berna

O museu suíço Kunsthalle, em Berna, foi o primeiro prédio público embrulhado por Christo e Jeanne-Claude, em 1967-1968.

bernadetealves.com
Parlamento Reichstag, em Berlim, embrulhado por Christo em 1995

O “Pacote de 5.600 metros cúbicos” foi construído para a Documenta de Kassel em 1968. Com 85 metros de altura, foi o maior objeto inflado sem uma estrutura interior.

bernadetealves.com
Costa da Austrália, embrulhada por Christo

Na obra a “Costa embrulhada” na Austrália,  foram usados 93 mil metros quadrados de tecido e 56 quilômetros de cordas,  em 1968-1969.

No outono de 1970, Christo e Jeanne-Claude embrulharam os monumentos a Vittorio Emanuele II e a Leonardo da Vinci, em Milão, na Itália.

bernadetealves.com
Cortina do Vale, Colorado EUA

A “Cortina do vale” foi instalada entre duas montanhas do Colorado, nos EUA, em 1972. O tecido laranja, de 18,6 mil metros quadrados, precisou ser retirado 28 horas depois da instalação devido a uma ventania.

Um trecho da Muralha Aureliana, na Itália, ficou embrulhado durante 40 dias em 1974. A obra recebeu o nome de “Parede romana embrulhada”.

bernadetealves.com
Baia de Biscayne, Miami

Em 1983, Christo circundou onze ilhas da Baia de Biscayne, em Miami, com um tecido rosa flutuante.

Christo e Jeanne-Claude instalaram uma Cerca  de 5,5 metros de altura e 39,4 quilômetros de extensão na Califórnia, EUA, em 1976.

bernadetealves.com
Cerca de Tecido, na Califórnia

A ponte mais antiga de Paris a Neuf, foi embrulhada num projeto de Christo e Jeanne-Claude concebido em 1975 e concluído em 1985.

bernadetealves.com
Ponte Neuf, Paris

“Os guarda-chuvas” de Christo foram instalados nos Estados Unidos e no Japão simultaneamente, em 1991.

bernadetealves.com
Os Guarda-chuvas no Japão

O prédio do parlamento alemão, em Berlim, Reichstag permaneceu embrulhado por duas semanas, em 1995.

bernadetealves.com
Árvores embrulhadas por Christo, na Suiça em 1998

“Árvores embrulhadas” foi um projeto que levou 32 anos para ser realizado. A exibição aconteceu em 1998, na Suíça.

bernadetealves.com
Christo, em frente a obra “A Parede – 13.000 barris de óleo”, no gasômetro de Oberhausen, na Alemanha

A obra “Os Portões”, reuniu 7.503 portões de tecido alaranjado no meio do Central Park, em Nova York, em 2005.

bernadetealves.com
Obras de Christo no Central Park em Nova York

A obra o “Grande pacote de ar”, 2013, na Alemanha, ocupou novamente o gasômetro de Oberhausen, desta vez com um gigantesco pacote inflado.

bernadetealves.com
Grande Pacote de Ar, Alemanha, em 2013