Museu da República é palco de homenagem aos mortos da Covid-19

Artistas de Brasília, vestidos de branco, com máscaras e balões vermelhos, homenagearam os mortos da Covid-19 com a performance ‘Quem partiu é amor de alguém’, no entardecer de segunda-feira, dia 08, no Museu da República, em Brasília.
A homenagem foi criada pelo diretor de teatro Hugo Rodas, que agregou representantes da cadeia produtiva da cultura no Distrito Federal. “É uma forma de entregar o nosso trabalho para todas as pessoas que perderam alguém e para todas as pessoas que estão trabalhando e perdendo a vida”, disse Hugo Rodas.

Por volta das 18h30, o grupo acendeu luzes e projetou, na parede do museu, o número de mortes pela Covid-19 no Brasil. “São mais de 37 mil vidas, 37 mil pessoas que eram o amor de alguém”, lamentavam os participantes.
Respeitando o distanciamento social, eles soltaram balões vermelhos em forma de coração para representar cada uma das vidas perdidas durante a pandemia da Covid-19 e também fizeram um ato em defesa da democracia e contra todo e qualquer tipo de preconceito. Segundo os organizadores a luta é pela vida, amor e respeito.

Esta é a segunda vez que os artistas fazem tributo as vidas perdidas para a Covid-19. A primeira homenagem foi no dia 1º de junho no gramado da Rodoviária do Plano Piloto.

Estes atos de empatia e solidariedade pela dor de milhares de famílias acalenta o coração. É muito difícil ver as pessoas não conseguirem se despedir dos seus entes queridos.
Em um tempo difícil como este, cada pessoa é um mundo, e todo mundo importa. É hora de união, respeito e mais amor pelo semelhante.
Fotos: Larissa Passos/G1