Embaixada do Irã celebra 60 anos de atividade em Brasília

As Embaixadas são um capítulo importante na história da construção de Brasília. O presidente Juscelino Kubitschek,eleito em  1956, decidiu que o corpo diplomático deveria ser transferido do Rio de Janeiro para a nova capital da República, no meio do Planalto Central. E assim aconteceu.

Em 7 de junho de 1960, com a presença do então presidente da República Juscelino Kubitschek, a Embaixada da República Islâmica do Irã transferia definitivamente as instalações do Rio de Janeiro para a recém-inaugurada Brasília.

A construção erguida de forma rápida e determinada em um setor destinado a receber todas as delegações estrangeiras, trazia o apoio internacional a decisão do presidente JK e a expectativa de excelentes relações na nova capital do Brasil.

No início dos anos 1960, algumas representações construíram sedes provisória e, após a década de 1970, com a vinda do Itamaraty, começaram a construir de forma definitiva em terreno imenso no Setor de Embaixadas Sul.  A Embaixada do Irã, por exemplo, foi inaugurada em  uma casa de madeira.

No domingo dia 07, por causa da pandemia do novo coronavírus e para evitar aglomerações, o embaixador do Irã Hossein Gharibi, recém chegado ao Brasil, celebrou de forma restrita e curta o sexagenário aniversário da embaixada em Brasília com homenagens e agradecimentos pela boa relação entre os dois países.

O embaixador convidou a neta do presidente Juscelino Kubitschek Ana Cristina Kubitschek Pereira, o marido dela, o empresário Paulo Octávio Pereira, a chefe do escritório de Relações Internacionais do GDF, Renata Zuquim e o jogador de futebol Lúcio, pentacampeão mundial de futebol 2002 pela Seleção Brasileira, para juntos celebrarem o sexagenário da Embaixada do Irã em Brasília.

bernadetealves.com
Bolo do Aniversário de 60 anos de atividade da Embaixada do Irã em Brasília

Durante o evento, o embaixador Hossein Gharibi conversou com o embaixador do Brasil em Teerã, Rodrigo Azeredo, em uma live. Também lá havia um bolo para celebrar o aniversário da inauguração da embaixada iraniana no Brasil. Acompanhado por integrantes da Câmara Comercial Irã-Brasil, Rodrigo Azeredo saudou o casal Anna Christina e Paulo Octávio, de quem é amigo.

bernadetealves.com
Celebração durante Live do embaixador do Brasil em Teerã, Rodrigo Azeredo

Rodrigo Azeredo também falou das relações comerciais entre o Brasil e o Irã e de seu otimismo com a chegada de Hossein Gharibi e da embaixatriz Safieh Gharibi à embaixada do Irã no Brasil, em maio deste ano.

Brasília tornou-se cidade irmã de Teerã em outubro de 1996. O acordo de irmanação visa contribuir  para uma maior cooperação, amizade e solidariedade entre os países, ampliar um sistema de intercâmbio nas  áreas social, cultural, esportiva, econômica, comercial e de meio ambiente.

Em Brasília, o bolo de parabéns pelos 60 anos da embaixada foi cortado por Anna Christina Kubitschek Pereira, neta do presidente Juscelino Kubitschek.

bernadetealves.com
Embaixador Hossein Gharibi (de máscara) convidou a neta de JK, Anna Christina Kubitschek, para cortar o bolo dos 60 anos da Embaixada, sob os aplausos do marido Paulo Octávio

Comemorando o 60º aniversário da abertura desta embaixada é uma maneira de enfatizar que permanecemos juntos para enfrentar os desafios, particularmente no mundo pós-corona”, declarou  Hossein Gharibi. “A boa relação entre nossos países, que existe há mais de um século, precisa ficar cada vez mais próxima. Ao fim da pandemia, temos de construir um futuro para as novas gerações. Para isso, precisamos estar juntos e trabalhar juntos”, disse o embaixador.

bernadetealves.com
Hossein Gharibi, embaixador do Irã no Brasil

O embaixador lembrou do trabalho intenso da delegação do Irã que estava no Rio de Janeiro desde 1943 para abrir uma nova embaixada em Brasília. “Quando o governo brasileiro decidiu mudar a capital para Brasília, o Irã se uniu ao desejo do país anfitrião em fazer a cidade operar como uma capital regular. A delegação do Irã trabalhou dia e noite nos preparativos necessários para a abertura o mais rápido possível”, disse Hossein Gharibi.

A Embaixada do Irã está localizada no Setor de Embaixadas Sul. O projeto arquitetônico da chancelaria é de autoria de Holf Wener Huther, já o da casa do embaixador ficou a cargo de Mehdi Kazemi Did-hendi. Os prédios são construídos em estrutura de concreto e armação de alvenaria. Ocupa uma área total de 25 mil metros quadrados, sendo 1.949m² de área construída, dividida em dois pavimentos.

bernadetealves.com

 

Brasil e Irã têm importantes relações econômicas e comerciais. O Irã é, atualmente, um dos principais parceiros do Brasil na importação de produtos agrícolas e pecuários. A representação também traz um pouquinho do país para dentro de Brasília.

O embaixador do Irã, Hossein Gharibi, disse que sempre houve boas relações políticas, econômicas e culturais, entre os dois países, e que o dever das representações é manter esse contato positivo. “Aos meus colegas brasileiros, esta embaixada os recebe sempre que podemos ajudar. Temos excelentes potenciais que podemos utilizar para os interesses de ambas as nações”.