Corpus Christi: celebração ao sacramento da eucaristia

Corpus Christi é uma data comemorativa instituída no século XIII que faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas, em homenagem ao sacramento da eucaristia. Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”.
Estudos cristãos afirmam que, na Quinta-feira Santa, dia que antecedeu a morte de Jesus Cristo, ele se reuniu os apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos creem que Deus é o alimento espiritual da alma.
Segundo o Papa Francisco a hóstia consagrada contém a pessoa de Cristo, por isso “somos chamados a buscá-la diante do tabernáculo na igreja, mas também naquele tabernáculo que são os últimos, os sofredores, as pessoas sós e pobres. Foi o próprio Jesus quem o disse”.
Na Itália a Solenidade de Corpus Christi será no Domingo dia 14 de junho no Altar da Cátedral da Basílica de São Pedro com a presença de 50 fiéis. “Este ano não é possível celebrar a Eucaristia com manifestações públicas, todavia podemos realizar uma ‘vida eucarística’”, diz o Papa.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.

No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada pela atividade de produzir tapetes, missa e procissão. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da terra prometida e a adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo é um dos gestos mais profundos de comunhão que podemos estabelecer com Cristo.
Neste ano devido a exigência de distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, a Arquidiocese de Brasília, cancelou a confecção de tapetes e a procissão que acontece todos os anos na Esplanada dos Ministérios. Foi celebrada missa na Catedral de Brasília com 50 fiéis.
