Fábio Faria afaga imprensa, elogia Bolsonaro e pede armistício patriótico

O deputado federal Fábio Faria do PSD do RN, assumiu na manhã desta quarta-feira, o Ministério das Comunicações. O evento no 2º andar do Palácio do Planalto foi muito prestigiado.

Na presença dos presidentes da República, Jair Bolsonaro, do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e da Câmara, Rodrigo Maia, do vice-presidente da República, General Hamilton Mouro, da primeira-dama Michelle Bolsonaro, demais ministros e parlamentares, o novo ministro das Comunicações, Fábio Faria, pediu um “armistício patriótico”. Falou que é hora de deixar a arena eleitoral para 2022 e pacificar o país para enfrentar a pandemia.

“O grave momento exige de nós uma postura de compreensão, abertura ao diálogo. Se é tempo de levantarmos a guarda contra o novo coronavírus, também é hora de um armistício patriótico e deixarmos a arena eleitoral para 2022”, disse Faria em um discurso cheio de afagos aos poderes da República e à imprensa.

O ministro reconheceu a importância da imprensa, da liberdade de expressão e fez elogios à forma como Bolsonaro se comunica nas redes sociais. “O senhor é um inovador na comunicação direta, fala com a população por meio de suas redes sociais e foi quem primeiro percebeu, lá atrás, esse movimento digital espontâneo que mudaria o Brasil e o mundo”, disse Fábio Faria.

E continuou: “A mídia continua a estar entre as prioridades deste governo. O dinamismo dos canais fechados, a força e abrangência da TV aberta, que levam informação e entretenimento, são verticais importantes de política pública. Assim como rádio, veículo poderoso, é um aliado nas pequenas cidades e nas comunidades afastadas.” “E os jornais, que tanto ajudam a aprofundar as reflexões da sociedade, somados à internet, formam o símbolo da liberdade de expressão”, declarou Fábio Faria.

O novo ministro das Comunicações promete trabalhar pela inclusão digital. Faria disse que vai democratizar o acesso às tecnologias de modo a conectar todos os cidadãos na sociedade de informação. “A internet banda larga já chega a 80% da população, mas a orientação do presidente Jair Bolsonaro é chegar a cada cidadão. Um passo fundamental é implementar a estrutura do 5G, de altíssima potência, com impacto na qualidade de vida e na economia”, afirmou.

Faria enalteceu sua amizade com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia e agradeceu as presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e de Gilberto Kassab, ex-ministro das Comunicações e presidente do PSD, seu partido. Terminou o discurso recitando um versículo bíblico. “Permanecem agora três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém, o maior deles é o amor. Que o amor pelo Brasil possa nos unir como brasileiros”, concluiu.

Além das autoridades dos representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, vieram para a posse os jogadores de futebol Felipe Melo, volante do Palmeiras, e Alexandre Pato, atacante do São Paulo e o presidente do Flamengo Rodolfo Landim. Em homenagem ao Flamengo alguns parlamentares estavam com máscaras de proteção com as cores e o símbolo do clube carioca.

Fábio Faria é casado com Patrícia Abravanel e Alexandre Pato é casado com Rebeca Abravanel, filhas de Silvio Santos dono do SBT, que não compareceu à cerimônia de posse do genro.

O astronauta Marcos Pontes tomou posse, nesta quarta-feira (17/6), como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, depois de a pasta ter sido desmembrada na semana passada para a recriação do Ministério das Comunicações.