Brasília amanhece com frio e garoa

bernadetealves.com
Brasília amanhece com frio e garoa

O amanhecer desta quinta-feira 18 de junho  foi de chão molhado em algumas regiões do Distrito Federal. Como a região está muito seca nesta época do ano, qualquer umidade é comemorada.

A garoa leve, segundo a meteorologia é consequência da umidade que gerou gotículas de água suspensas no ar. A temperatura mínima chegou a 12ºC. O vento também contribui para reduzir a sensação térmica. Nesta quinta foram registrados ventos de até 32,7 km/h a  46 km/h. Na segunda-feira, dia 15 foram registrados ventos de até 54 km/h em alguns pontos pontos do Distrito federal.

bernadetealves.com

Segundo o meteorologista Olívio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo mais frio é resultado de um sistema de alta pressão vindo do oceano. “As gotículas são tão pequenas que não conseguem criar uma lâmina de um milímetro, que é a unidade mínima de medição”, explicou Olívio. O último registro de chuva ocorreu no dia 25 de maio.

O tempo frio está associado à massa de ar frio que vem da costa leste do país e vai até o final desta semana, com temperaturas de 10ºC a 12ºC. A semana vai ser de temperaturas mais baixas, já caracterizando um pouco o inverno, que começa no sábado, dia 20.

bernadetealves.com

A previsão para o Inverno é de clima seco e frio. Segundo o Inmet as temperaturas devem cair, assim como a umidade do ar. “Ao longo do inverno, algumas outras massas de ar passam por aqui e podem fazer as temperaturas mínimas caírem para baixo do 10°C”, afirma a meteorologista Naiane Araújo.