Riachuelo de Luto: morre o fundador Nevaldo Rocha

O fundador do grupo Guararapes/Riachuelo, Nevaldo Rocha, faleceu aos 91 anos na noite de ontem em sua casa, em Natal, Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada nas redes sociais por um de seus filhos, o ex-deputado federal Flávio Rocha, atual presidente do conselho de administração da empresa.
O empresário era viúvo de Eliete Gurgel Rocha, e deixa os filhos Flávio Rocha, Lisiane Rocha e Élvio Rocha, 11 netos e 9 bisnetos. O corpo de Nevaldo Rocha será velado, numa cerimônia fechada para a família. O enterro será em São Paulo, no jazigo da família.
“Descanse em paz. Suas lições e exemplos estarão sempre nos guiando”, escreveu Flávio Rocha na legenda de um vídeo do pai publicado nas redes sociais.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, usou as redes sociais para lamentar a morte do potiguar. “Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do empresário Nevaldo Rocha, um potiguar com uma imensa visão empreendedora. Nesse momento manifesto nossa solidariedade a seus parentes e amigos”, declarou Fátima Bezerra.
O empresário Nevaldo quando foi incluído pela revista Forbes como um dos mais ricos do Brasil, declarou: “Carrego comigo cinco palavras que me trouxeram até aqui: honestidade, simplicidade, foco, transparência meritocracia. Vim para Natal a procura de um emprego e consegui criar 40 mil empregos”.
O empresário Nevaldo Rocha nasceu em Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte em 1928. O menino pobre do sertão nordestino foi para Natal em busca de trabalho. Foi vendedor ambulante em 1945 e dois anos depois junto com o irmão Newton Rocha abriu sua primeira loja de roupas em Natal. Quatro anos depois montaram uma pequena confecção em Recife.
Inicialmente a loja se chamava “A Capital”, em outubro de 1956 os irmãos fundaram a Guararapes, ainda na capital pernambucana. Dois anos depois, sua matriz foi transferida para Natal, onde se mantém até os dias de hoje. Em 1979, a Guararapes adquiriu as lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua atuação para o varejo têxtil, área responsável pelo maior crescimento do grupo atualmente.
Hoje, o grupo conta com 323 lojas da Riachuelo e a divisão Financeira Midway. A companhia tem três centros de distribuição, em Guarulhos, Natal e Manaus, um Contact Center, a Transportadora Casa Verde, o shopping Midway Mall, também no Rio Grande do Norte, e dois teatros Riachuelo, na capital potiguar e no Rio de Janeiro. O conglomerado é um dos 15 maiores empregadores do País, com 40 mil colaboradores.

Conheci o senhor Nevaldo em 1987, quando seu filho Flávio Rocha foi deputado federal na primeira legislatura e membro da Assembleia Nacional Constituinte. Nevaldo era um empreendedor que influenciava várias gerações pela simplicidade e visão de futuro. Uma rocha que dava dignidade para milhares de trabalhadores e transformava vidas.
Meus sentimentos aos familiares, amigos e colaboradores. Salve Deus!