Escola de Música de Brasília tem aluno premiado na Finlândia

bernadetealves.com

Breno Alves de Souza, de 17 anos, da Escola de Música de Brasília, participou de um concurso internacional de piano com 300 representantes de 40 países, na sexta-feira,dia 19, e ficou em 3º lugar na competição.

O prêmio da World Piano Teachers Association (WPTA) foi promovido pela Escola de Música finlandesa Isidor Bajić, fundada em 1909, uma instituição voltada para a arte da música e reconhecida mundialmente.

bernadetealves.com

O principal em um concurso não é o resultado, mas o conhecimento que ele provoca, pois todos os participantes aprendem uns com os outros, então todo mundo sai ganhando no final”, disse o premiado pianista.

Por conta da pandemia do novo coronavírus o concurso World Piano Teachers Association , ocorreu pela internet.  E foi a 2ª Competição Internacional de Piano da WPTA Finland, uma associação internacional que reúne anualmente profissionais e artistas da área.

O jovem músico Breno de Souza  ganhou também uma homenagem virtual da Escola de Música de Brasília onde está matriculado desde 2014. “Nesse momento difícil do país, do mundo inteiro, por conta da pandemia, a gente vem com uma notícia boa do Breno sendo agraciado com uma premiação em concurso internacional, e levando assim o nome da Escola de Música de Brasília” declarou o diretor Davson de Souza.

O prêmio conquistado pelo pianista Breno é a coroação de uma longa jornada na música que teve inicio antes dos 5 anos de idade. Ele começou com guitarra devido sua admiração pela Legião Urbana. Passou pelo violão, flauta e se encontrou no piano.

O pai do jovem músico, Enecy Alves de Souza e a mãe Eurita contam que Breno fez a prova de seleção para ingressar na Escola de Música de Brasília, em 2014, e tirou o primeiro lugar. O professor Remo de Oliveira, da Escola de Música de Brasília, conta que Breno sempre teve um desenvolvimento “espantoso”.“A capacidade dele de aprender coisas novas e diferentes, repertórios novos, técnicas novas, era uma coisa assim fabulosa.”

bernadetealves.com
Pianista Breno Alves de Souza é premiado em concurso na Finlândia

Após o concurso na Finlândia, o brasiliense já têm novos planos. O próximo passo é esperar por um evento em Portugal, que foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Voltado para o estudo de música erudita e popular do Brasil e do mundo, a Escola de Música de Brasília é uma das melhores de Brasília. Com ambiente amplo e que abre espaço para os mais diversos instrumentos, os alunos podem aprender de tudo um pouco. Dali saem grandes instrumentistas, artistas, musicistas, compositores, mas principalmente desenvolver uma visão abrangente da música, proporcionando contato com obras dos principais músicos e compositores de todos os tempos.