Teatro de Barcelona faz concerto para plateia inusitada

bernadetealves.com

Com o objetivo de reafirmar o valor da música, da arte e da natureza e homenagear os profissionais de saúde que lutam contra a Covid-19, o tradicional Gran Teatre del Liceu de Barcelona reabriu na segunda-feira, 22, para um concerto exclusivo e com lotação máxima.

Após mais de três meses fechado por conta da pandemia do novo coronavírus, a reabertura foi inusitada. Um quarteto de cordas se apresentou para um públicos mais do que especial. Na plateia 2.292 plantas verdes representavam os heróis da saúde da cidade espanhola. A performance também foi disponibilizada para ouvintes humanos via transmissão ao vivo.

bernadetealves.com
Grande Teatro do Liceu, em Barcelona, reabre com concerto exclusivo para plantas

Os organizadores escreveram que queriam reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde, que serviram na frente mais difícil de uma batalha sem precedentes para as nossas gerações. “Após um período estranho e doloroso, o criador, o diretor artístico do Liceu e o curador nos oferecem uma perspectiva diferente para o nosso retorno à atividade, uma perspectiva que nos aproxima de algo tão essencial quanto o nosso relacionamento com a natureza”, diz trecho do texto.

bernadetealves.com
Ópera de Barcelona reabre com concerto exclusivo para plantas

A ideia partiu do artista conceitual Eugenio Ampudia, que se inspirou em sua conexão construída com a natureza durante o período de isolamento social. “Eu assisti ao que estava acontecendo com a natureza durante todo esse tempo. Eu ouvi muito mais pássaros cantando. E as plantas do meu jardim e de fora estava crescendo mais rápido. E, sem dúvida, pensei que talvez eu poderia me relacionar de uma forma muito mais íntima com as pessoas e com a natureza”, declarou Ampudia ao The Guardian.

A Espanha encerrou o estado nacional de emergência no último domingo, suspendendo um bloqueio que estava em vigor há três meses. Por enquanto, estabelecimentos como teatros e cinemas podem operar com restrições de capacidade.

bernadetealves.com
Grande Teatro do Liceu, em Barcelona, reabre com concerto exclusivo para plantas