Morre Martha Rocha: primeira Miss Brasil e ícone da elegância

bernadetealves.com
Martha Rocha, primeira Miss Brasil, uma ícone da beleza e elegância

Faleceu no sábado, 4 de Julho, Martha Rocha, a primeira Miss Brasil, aos 87 anos, em Niterói. A Miss Bahia, Brasil e Vice Miss Universo foi vítima de insuficiência respiratória seguida de enfarto. A informação foi dada por Álvaro Piano, um dos três filhos, de Martha.

bernadetealves.com
Martha Rocha, a beleza e elegância da mulher brasileira

“A vida dela foi muito sofrida nos últimos anos, ela estava acamada há muito tempo e não conseguia andar. Morreu sem muito sofrimento e com as pessoas que cuidavam dela.Esses últimos meses a gente só se falava através de contatos telefônicos. Sinto falta da minha mãe, mas ela descansou”, declarou Álvaro.

bernadetealves.com
Martha Rocha e Acemi Fiuza, no Grande Gala Catarinense em 1998

Martha Rocha era mais que a beleza. Era uma mulher corajosa, determinada e carismática. Percorreu um caminho desconhecido e evoluía a cada passo. Foi a embaixadora da cultura e história da libertação das mulheres. Era um símbolo de avanço, uma ícone que rompeu barreiras. Que Martha receba as glórias do céu.

Martha Rocha teve dois filhos Carlos e Álvaro, com o banqueiro português Álvaro Piano, que morreu em um desastre de avião. Ao ficar viúva ela se casou com Ronaldo Xavier de Lima e teve uma filha, a artista plástica Claudia Xavier de Lima.

Maria Martha Hacker Rocha foi eleita a primeira Miss Brasil no dia 26 junho de 1954, em um concurso no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do RJ. No concurso de Miss Universo, no mesmo ano, ficou em segundo lugar, atrás da norte-americana Miriam Stevenson. Uma lenda dizia que ela só perdeu o título por “duas polegadas” do quadril.

O jornalista Artur Xexéo contou que, após vencer o concurso de miss, Martha passou a ser acompanhada por admiradores e pela imprensa como uma celebridade.”Quando ela casou, quando separou, quando ela aparecia numa festa, todas as atenções se voltavam para ela e era notícia no dia seguinte”, conta o jornalista Artur Xexéo.

bernadetealves.com
Martha Rocha nos seus tempos de glória

Em 2019, Marta postou em uma rede social: “Em 1995, com a fuga de Jorge Piano com todo o meu dinheiro, superei meus problemas com suporte de meus dois filhos, duas amigas e o meu trabalho honrado, vendendo os quadros pintados por mim, e ganhando cachê para divulgar o concurso Miss Brasil.” Também pelas redes sociais, Martha disse que, por questões financeiras, estava vivendo num lar de idosos em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

A morte de Martha Rocha causou tristeza entre amigos, familiares e fãs. Deise Nunes, Miss Brasil em 1986 lamentou a perda da colega de passarela. “Uma grande referência para todas as misses. Hoje, com certeza, o “mundo miss”, que é um mundo gigantesco de pessoas que gostam dos concursos de beleza e que têm uma simpatia enorme por Martha Rocha, hoje todo mundo se sente um pouco órfão, enlutado, com a perda dessa grande mulher”, declarou Deise.

bernadetealves.com
Martha Rocha, a primeira Miss Brasil

Deise conta que ficou hipnotizada quando viu Martha pela primeira vez. “Martha sempre foi um mulher encantadora. E me lembro que a primeira vez que vi Martha Rocha eu fiquei parada na frente dela, olhando, quase que não acreditando que eu estava na frente daquela mulher que tinha sido miss Brasil e que, por pouco, não foi Miss Universo”, relembrou.

Martha Rocha será enterrada no domingo no Cemitério do Santíssimo Sacramento. Que Martha Rocha.