Emirados Árabes doa toneladas de materiais de saúde para o Brasil

Pousou em Brasília, na manhã desta segunda-feira, na Base Aérea de Brasília, o Boeing 787 Dreamliner da empresa Etihad Airways com 10 toneladas de materiais de saúde doados pelos Emirados Árabes Unidos ao governo brasileiro.
A carga contém materiais de saúde como roupas médicas, testes rápidos para detecção da Covid-19, máscaras e luvas. A distribuição dos insumos será feita pelo Ministério da Saúde com a logística do Ministério da Defesa. A ação faz parte da Operação Covid-19, do governo federal, que auxilia no transporte de insumos de saúde para todo o país.

A Força Aérea Brasileira (FAB) já transportou 350 toneladas de materiais de saúde. Ao todo, foram 1.038 horas de voo, o suficiente para dar mais de 11 voltas ao planeta. O Ministério da Defesa atua ainda em descontaminações de espaços públicos, sendo 2,6 mil ações desse tipo desde o início da pandemia. Além disso, a pasta afirma que entregou 570 mil kits de alimentação.

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, no domingo, os Emirados Árabes registravam 50.857 casos de coronavírus e 321 mortes. O número da doença no país está crescendo. Há um mês, no dia 6 de junho, eram 37.642 infectados e 274 óbitos. Já no Brasil, de acordo com dados levantados pelo consórcio de veículos da imprensa, o país registrava 1.604.585 casos confirmados da Covid-19 e 64.900 mortes até a noite de ontem.
O avião fica em Brasília até terça-feira, dia 7, quando segue viagem até Montevidéu, capital do Uruguai, onde descarregará outra carga semelhante, destinada aos hospitais públicos uruguaios.

A Etihad já voou regulamente para Guarulhos, desde a sua base no Abu Dhabi entre junho de 2013 e março de 2017. Em Brasília foi a primeira vez. A companhia retomou recentemente os voos entre o Abu Dhabi e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na cidade de São Paulo. Está autorizada pela ANAC a realizar quatro voos de repatriamento de cidadãos brasileiros que ficaram retidos naquele emirado devido à pandemia de covid-19.
