Boff: coronavírus é um contra-ataque da Terra contra as agressões

bernadetealves.com
Conferencista e escritor Leonardo Boff

O teólogo e escritor Leonardo Boff, ao participar do podcasdt Geração P, no UOL no dia 13, disse que  “O coronavírus é um contra-ataque da Terra contra as seculares agressões dos seres humanos estão fazendo contra ela“.

Ao justificar  sua compreensão sobre a pandemia, o filósofo reforçou o chamado do Papa Francisco pela busca de novas estruturas para a existência da humanidade, permeadas por solidariedade e cuidado com o planeta. Boff citou uma frase do Papa Francisco:  “nós nunca ferimos e maltratamos a grande mãe Terra como nos últimos dois séculos”.

E continuou:  “como é que reage a Terra? Mandando aquecimento global, mandando tsunamis, ativando os vulcões, eventos extremos. E já nos atacou nos últimos anos com as armas mais poderosas dela, que são os vírus, como zika, sars, chikungunya, vários tipos de coronavírus. E agora esse coronavírus, é uma reação da natureza. Porque nós movemos durante séculos uma guerra contra ela. Nós não temos nenhuma chance de ganhar essa guerra. Nós podemos desaparecer, a Terra vai continuar girando em volta do sol por milênios.”

O programa Geração P mostra a visão de diversos especialistas sobre a pandemia, e como as escolhas de agora podem contribuir para a construção de um futuro mais desejável. Sobre a pandemia Leonardo Boff diz:  não podemos voltar ao que era antes: acúmulo de riquezas em pouquíssimas mãos;  que o mais importante não é o dogma fundamental do capitalismo, o lucro, e sim a vida, a saúde.

bernadetealves.com
Escritor e teólogo Leonardo Boff

“O único [líder] que entendeu claramente isso foi Emmanuel Macron, na França. Ele disse: ‘O bem-estar e a saúde não são custos. São bens tão preciosos que não podem entrar nas leis do mercado, estão fora das leis do mercado'”.

A terceira lição, segundo o filósofo e professor universitário, é a de que dependemos uns dos outros, precisamos ser solidários uns com os outros. Por fim, Somos parte da natureza e não estamos cuidando dela como deveríamos.

Leonardo Boff é expoente da teologia da libertação no Brasil e conhecido internacionalmente por sua defesa dos direitos dos pobres e excluídos, planeta Terra, tolerância e justiça. Em janeiro deste ano, usando bengala e perto dos 82 anos, participou de uma romaria em Brumadinho em homenagem às vítimas soterradas após o rompimento da Barragem da Vale em 2019.

No inicio da pandemia, o Doutor em Teologia pela Universidade de Munique, na Alemanha, continua sua luta pela valorização da vida e com o planeta Terra. O escritor afirma que quem nega as mudanças climáticas o faz “por maldade, estupidez, interesse no lucro” e que cabe ao ser humano devolver o equilíbrio do planeta. “Se a Terra está doente, nos faz doentes.”

bernadetealves.com
Filósofo Leonardo Boff

Em uma entrevista para a DW Brasil, Leonardo Boffi disse: “A ONU já definiu que a Terra é mãe Terra. E mãe a gente ama, defende, cuida. Terra comum a gente compra, vende, faz o que quiser. Mas não faz com a mãe. Vamos tratar a Terra como tratamos nossas mães, com carinho, cuidado, amor. Se não fizermos isso, vamos ao encontro do pior”.