Brasília é um paraíso climático para a uva e o vinho

bernadetealves.com
Villa Triacca, paraíso da uva e do vinho

O Distrito Federal tem intensa luminosidade, amplitude térmica entre o dia e a noite, onde a temperatura varia entre 7ºC, de madrugada, a 28ºC ou 35ºC nas horas mais quentes do dia, período chuvoso entre outubro a abril, e altitude de mil metros, características que contribuem para a plantação de videiras na região, segundo engenheiros agrônomos e enólogos.

As condições climáticas favorecem vitivinicultores do Planalto Central instalados  às margens da BR-251, Brasília-Unaí, e os brasilienses já saboreiam deliciosas uvas. Mesmo local onde também há plantação de girassóis, que tanto tem atraído visitantes nesta época de floração.

bernadetealves.com
Uvas produzidas na Villa Triacca, no PAD-DF

O primeiro vinho brasiliense já está pronto. É um sirah e chama-se Seu Claudino, homenagem que o produtor Ronaldo Triacca presta ao pai, um dos agricultores pioneiros que vieram do Sul do país para cultivar terras do cerrado no Projeto de Assentamento Dirigido do Distrito Federal, o PAD-DF.

O vinho foi lançado na Villa Triacca Eco Pousada e Vinho, de propriedade de Ronaldo Triacca, que também é presidente da AgroBrasília, uma das principais feiras de exposição do Centro-Oeste. O empreendedor e a esposa Ana Cenci, com desenvoltura e arrojo na condução da Villa Triacca, querem colocar o Distrito Federal e Goiás na rota do vinho do Brasil.

bernadetealves.com
Ana Cenci e Ronaldo Triacca, proprietários da Villa Triacca,durante a colheita das primeiras uvas em 2019

O vinho tinto seco Seu Claudino foi elaborado com uvas de um único vinhedo da variedade sirah. Tem aroma frutado e teor alcoólico de 14%. Embora jovem já é bem encorpado. A vinificação ficou a cargo da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais com acompanhamento da enóloga Isabela Peregrino, mineira de Lavras,que teve formação em controle de qualidade em uma vinícola da Califórnia (EUA), e formação na escola de Bento Gonçalves.

Isabela elogia a qualidade e o tom violáceo do sirah, não comum numa planta jovem, que costuma apresentar cor suave. “O vinho tem grande potencial e vai bater de frente com o que está sendo feito por aí”.

Para o primeiro “filho” Ronaldo e Ana não mediram esforços. As garrafas do “Seu Claudino”, safra 2019, foram fabricadas no Chile, em vidro grosso pesado, na cor marrom esverdeada, que os franceses denominam vert antique. O rótulo verde-escuro, com riscos dourados, traz a caricatura do gaúcho Seu Claudino, neto de italianos, ainda jovem, de chapéu de palha. No reverso da garrafa uma referência ao sonho de Dom Bosco, profetizando leite e mel no Planalto Central.

A Villa Triacca fica a 50km de Brasília, BR-25,  km 6, direção Brasília-Unaí. A fazenda plantava soja, maçãs e peras, e na sequencia as vinhas. O local tem trilhas ecológicas para caminhadas e bicicleta, piscina com aquecimento solar, um lago para esportes aquáticos, duas nascentes de água mineral que abastecem todo o complexo turístico e agrícola. As acomodações possuem vista para o lago, varanda com rede e todo o conforto para um agradável final de semana. Um local para viajar pela gastronomia de norte à sul e saborear o primeiro vinho produzido em Brasília.Uma ótima opção de passeio pós pandemia. Telefones: (61) 4103-2792 e (61) 98463-1939.

Quem tomou o vinho Seu Claudinho  da Villa Triacca é só elogios. O enólogo gaúcho Marcos Vian, que fez curso de especialização na Espanha e na França, e é contratado por diversas vinícolas fora do Rio Grande do Sul para elaborar vinhos, ficou impressionado com o desempenho da viticultura da região.

bernadetealves.com
Família Triacca comemora a colheita das primeiras uvas na Villa Triacca em 2019

Marcos Vian destacou que  “com recursos limitados o vinho já atingiu aromas maduros e frescor, imagina quando houver uma estrutura de vinificação maior e recursos tecnológicos locais, vamos ter excelentes notícias, porque há uma grande expectativa não só em torno do sirah, mas também de malbec, cabernet sauvignon, tempranillo e até primitivo, uvas mais quentes que estão sendo plantadas no Planalto Central”.

Marcos Vian foi escolhido para fazer o próximo sirah brasiliense da safra 2020, que será colhida em agosto. Ele explica que a  uva sirah é originária da cidade de Shiraz, na Pérsia, importante centro comercial da antiguidade. A uva se deu muito bem na França e na Austrália e, mais recentemente, é usada na Argentina, Estados Unidos, Chile, Portugal e Brasil.

Além de Triacca outros dez agricultores também investem na plantação de uva no PAD-DF e formam uma “família com importante aptidão agrícola”. Para alavancar o negócio e reduzir custos decidiram unir esforços para criar uma vinícola, com previsão de inauguração em maio de 2021 e com espaço para eventos.

bernadetealves.com
Projeto Vinícola Brasília

A Vinícola Brasília é uma sociedade colaborativa, formada por: Miro Vinhos e Vinhedos Ltda; a Ercoara – Cordeiro e Vinho;  a Hartos – Vitivinicultura; a Vinícola Marchese; a Oma Sena Vinhos e Vinhedos;  a Horus Vinhos e Vinhedos do Planalto; a Casa Vitor; a Toscana do Cerrado; a Vista Da Mata; e a Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos.

Os produtores formam o Grupo Viniplan, que vai tocar a vinícola, enquanto sonham em lançar como atração turística a primeira rota do vinho do Planalto, passando por suas propriedades. “Nós decidimos unir forças e reduzir custos para levar ao cliente do Distrito Federal um rótulo de qualidade. Antes de virarmos sócios já éramos amigos e amantes do vinho”,.explica o produtor e vitivinicultor Ronaldo Triacca.

bernadetealves.com
Projeto da Vinícola Brasília

Os viticultores da região que se uniram para produzir, cada qual com rótulos independentes, planejam ter um blend com cortes de todas as castas produzidas que identificará o conjunto.

bernadetealves.com
Colheita das primeiras uvas produzidas no DF em 2019

Em toda a Vinícola, a principal casta é a Sirah, que se deu muito bem nas condições climáticas do Cerrado. “Outras castas fazem parte do nosso projeto, como: Cabernet Franc, Marselan, Malbec, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Vermentino e Petit Verdot”, diz Ronaldo

Triacca explicou que em todos os vinhedos serão utilizados a técnica de dupla poda. “Esse é um sistema de produção que inverte o ciclo da videira. Dessa forma, a colheita ocorre nas épocas secas, proporcionando maior sanidade às plantas e colheitas em ótimos estágios de maturação, o que favorece uma maior concentração dos compostos fenólicos”.

bernadetealves.com
Gabriel, Natália, Ronaldo Triacca e Ana Cenci, colhendo as uvas para o primeiro vinho de Brasília: Seu Claudino

A dupla poda a que o Triacca se refere, foi desenvolvida pelo engenheiro agrônomo Murillo Albuquerque Regina, Ph.D em viticultura e enologia pela Universidade Bordeaux, na França. “Com o ciclo da videira invertido, conseguimos as condições ideias de clima para a produção de uvas maduras e sadias com dias ensolarados e secos, seguidos de noites frias”, explicou Murillo em artigo publicado na Revista Adega.

Pelo profissionalismo e dedicação dos produtores do Planalto Central vamos poder degustar vinhos únicos, deliciosos e de qualidade.