GDF combate desemprego com obras de revitalização

bernadetealves.com

Quem passar pela W3 e W2 Sul percebe o quanto está melhor. O pioneiro Centro Comercial, que já foi palco de desfiles de carnaval e abrigou históricas  lojas da cidade está sendo revitalizado. Mesmo com a pandemia as obras seguem em ritmo acelerado e empregando dezenas e dezenas de pessoas.

A ação do GDF está impulsionando uma nova fase da avenida histórica da capital idealizada por Lúcio Costa antes da inauguração de Brasília.

As calçadas foram refeitas de forma correta, com normas de acessibilidade universal, paisagismo, lixeiras e iluminação para garantir o trânsito seguro de pedestres. Os estacionamentos estão mais organizados, pintados, iluminados e seguros. A via W2 está mais ordenada e o trânsito fui melhor.

bernadetealves.com
Obras de revitalização nos estacionamentos e calçadas da W2 Sul

As obras com material de qualidade e padronizado estão deixando a Asa Sul mais limpa, bonita e com mobilidade. Os becos entre os blocos foram repaginados e ganharam lixeiras e plantas.  As caminhadas matinais ficam mais seguras e agradáveis e as lojas comerciais mais atrativas.

O presidente da Terracap, Izidio Santos, diz que investir em obras emprega mais e mais rápido. E que esta aposta do GDF está garantindo o sustento de muita gente e vai continuar.

bernadetealves.com
Beco de passagens entre blocos comerciais da W3 Sul para W2 Sul

Está marcada para o dia 21 de agosto a licitação das obras de revitalização das quadras 502 à 508 sul. O certame é dividido em três lotes de construção e contempla a readequação do sistema viário com estacionamentos, acessibilidade, paisagismo, além de obras complementares de drenagem e sinalização. O investimento previsto é de R$ 12.068.784,11.

Izidio Santos diz que os recursos para a execução das obras nas quadras 502, 503, 504, 505, 506, 507, 508, 513, 514, 515 e 516 sul sairão dos cofres da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). No total serão investidos R$ 18 milhões na recuperação da W3 Sul.

“O dinheiro arrecadado com a venda de terrenos pela Terracap se transforma em obras e realizações que melhoram a vida em todo o DF, como o investimento em infraestrutura e tecnologia”, afirma o presidente da estatal.

bernadetealves.com

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, diz que o GDF está empenhado em revitalizar a cidade.  “Nosso cronograma está mantido para que as obras em todas as quadras da W3 sejam iniciadas neste ano”.

A recuperação total das calçadas, padronizadas em toda sua extensão, sem desníveis e adequadas para o trânsito de pessoas, era um desejo antigo dos moradores da Asa Sul e dos comerciantes.

bernadetealves.com
Obras de revitalização dos estacionamentos e calçadas na W2 Sul

Nos estacionamentos as vagas foram organizadas por meio da colocação de piso intertravado, com demarcação para idosos, pessoas com deficiência, motos e áreas de carga e descarga. Foram instalados postes de iluminação, lixeiras e plantas.

O redesenho da área pública também foi fundamental para renovar o aspecto geral das quadras. A iluminação pública foi substituída por lâmpadas de LED. O paisagismo, por sua vez, adotou a espécie Physocalymma scaberrimumI, popularmente chamada de pau-de-rosas ou cega-machado.

bernadetealves.com

As obras de revitalização também contemplaram o Setor Hospitalar Sul e o Mercado das Flores. As melhorias na Asa Sul  são resultado de trabalho conjunto de diversos órgãos do GDF como Secretaria de Obras, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

O Governo Ibaneis Rocha está determinado a revitalizar Brasília e as cidades do Distrito Federal.