Avós: um porto seguro que embala o coração
Família é o abrigo que permanece em pé, mesmo durante as mais fortes tempestades. Felizes aqueles que podem contar com o amor que conforta, sorriso que acalma e carinho que embala o coração. Imagina então tudo em dobro.
É isso que os avós são. Os anjos que estão sempre ali dando força, prontos para nos guiar mesmo quando o caminho é cheio de pedras.Os avós são exemplos de resiliência, de vitórias e de integridade.
Neste 26 de julho celebramos o Dia dos Avós. Uma data para agradecermos a vida das nossas raízes e mesmo de longe, por conta da pandemia, vamos aplaudir as memórias afetivas que temos, seja na infância ou já quando adultos.
Quando o amor é enorme, muitas vezes não conseguimos expressar em poucas palavras o que de fato sentimentos pelos pais de nossos país. Com meus avós aprendi sobre o amor, sobre o cuidado e sobre carinho.
Com voz segura e forte, com carinho sincero e a ternura do olhar, eles nos enxergam melhores do que somos. Seguram as nossas mãos de forma especial e nos dão segurança.
Os avós são a sabedoria do mundo. São exemplos do que é ser uma pessoa com valor, do que é ensinar não apenas impondo, mas mostrando com atitudes qual o caminho certo.
A convivência com eles é tão importante que até a ciência assegura que ter avós por perto faz bem tanto para eles quanto para os netos. Há estudos que mostram que, nas famílias em que a avó ainda está viva, o número de filhos aumenta em 20%. Além disso, as mulheres que ainda têm as mães vivas tendem a ter filhos mais cedo, aumentando as oportunidades de reprodução.
Uma pesquisa de 2016 feita pela Universidade de Boston mostrou que proximidade emocional entre netos e avós protege ambos da depressão e outros transtornos mentais. Os dados foram confirmados por outro estudo da Sociedade Americana de Gerontologia. Um estudo da Berlin Aging Study (BASE)mostrou que avós que cuidam de netos têm 37% menos risco de morte do que adultos da mesma idade que não cuidam de ninguém.
Isto mostra que eles não são só laços de sangue. São remédios para todas as feridas com sabedoria imortal. Eles representam o melhor capítulo da nossa história.
A trajetória percorrida pelos nossos avós são lições de vida que o tempo não apaga. O que eles viveram e conheceram ninguém rouba. Tantas histórias, tantas memórias, tanto amor, tanta inspiração para seguir com fé e esperança ainda mais este ano por conta do isolamento social.
Que Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus, abençoem a todos os avós de mundo.