Estação Espacial Internacional passa sob o céu de Brasília

bernadetealves.com
Estação Espacial Internacional

O fotógrafo Leo Caldas clicou a passagem da Estação Espacial Internacional pelo céu de Brasília. A ISS viaja a 27.700km/h, dando 15 voltas completas na Terra a cada dia. Como ela orbita a Terra a uma altitude de aproximadamente 400km, pode ser vista a olho nu, sem necessidade de aparelhos profissionais.

A estação espacial internacional, ISS na sigla em inglês, passou sob o céu do Distrito Federal na sexta-feira, 14 de agosto, e foi captada na Catedral Metropolitana de Brasília.

bernadetealves.com
Estação Espacial Internacional passa sob o céu de Brasília em registro de Léo Caldas

No sábado dia 15 Leo Caldas capturou o rastro da estação espacial internacional, ISS, na vertical e o telescópio Hubble, na horizontal, no céu de Brasília.

A estação espacial passou novamente no sábado um pouco antes do amanhecer, com inclinação de 40 graus em relação a linha do horizonte. Ontem, 16 de agosto, ela cruzou os céus de Brasília às 4h47, com duração de 2 minutos.

bernadetealves.com
Leo Caldas capturou o rastro da estação espacial internacional, ISS, na vertical e o telescópio Hubble, na horizontal, no céu de Brasília.

Nesta segunda-feira, 17 de agosto, a estação poderá ser vista a 15.7 graus de longitude oeste, a olho nu às 18h54 por  3 minutos. As próximas datas podem ser acompanhadas no site da Nasa, que monitora a estação em tempo real.

A ISS é um laboratório para pesquisas espaciais que começou a ser montado em 1998,em operação conjunta de 14 países. Desde 2011, quando terminou sua construção e aprimoramento em órbita, a unidade espacial abriga astronautas de vários países, que realizam experimentos científicos.

bernadetealves.com
Estação Espacial Internacional passa atrás da Catedral de Brasília. Foto Leo Caldas

O fotógrafo Leo Caldas, com uma lente telescópica mostra a ISS em close, passando pelo céu da Esplanada dos Ministérios, por trás da Catedral Metropolitana de Brasília, no sábado (15), com visibilidade de seis minutos. Na imagem, é possível observar detalhes da estrutura.

Segundo o profissional que assina uma página na internet sobre fotografia e astronomia, @fotografiaeastronomia, diz que a ISS estava a 450 km de altitude e a uma velocidade de 27, 5 mil km/h. A rota da estação espacial e outros detalhes também foram capturados em outras regiões.

Fotos: Leo Caldas/Arquivo pessoal