Maçom: instrumento de fraternidade, amor e justiça

bernadetealves.com
Sede do Grande Oriente do Brasil, em Brasília

O 20 de agosto tornou-se um símbolo da luta maçônica em favor do povo brasileiro e da  Independência do Brasil. O Dia do Maçom é  uma homenagem aos maçons brasileiros, Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva, que lutaram para libertar o Brasil de Portugal.

bernadetealves.com
Maçom: instrumento de fraternidade, amor e justiça

A justificativa da homenagem se deve ao fato histórico de que a Independência do Brasil havia sido proclamada por Gonçalves Ledo dentro de um templo maçônico no dia 20 de agosto de 1822, duas semanas antes da Proclamação da Independência por D. Pedro I, em 7 de Setembro.

bernadetealves.com
Grande Oriente do Distrito Federal

Os maçons orgulham-se de seu passado e trabalham muito no presente para deixar um país melhor para as futuras gerações. Eles não buscam na Maçonaria prestígio, dinheiro ou glória. Eles se orgulham em pertencer a uma instituição mundial séria e sentem-se obrigados dentro dela a progredir intelectual, moral e espiritualmente, de ser útil ao progresso da sociedade.

bernadetealves.com
Símbolo do Grande Oriente do Distrito Federal

A Maçonaria é um ambiente fraterno, entre homens que se tratam por irmãos e que de fato constituem uma irmandade em defesa do Direito e da Cidadania, bases de uma sociedade mais justa e mais fraterna.