Troca da Bandeira abre a Semana da Pátria em Brasília

A Cerimônia de Troca da Bandeira na Praça dos Três Poderes abre, neste domingo (6), as comemorações da Semana da Pátria no Distrito Federal. Com 14 metros de largura e 20 de comprimento, Pavilhão Nacional da Praça dos Três Poderes é o maior do país. Cerimônia faz parte de projeto que busca reforçar capital como destino para turismo cívico.
A substituição do Pavilhão Nacional acontece desde 1973, sempre no primeiro domingo do mês, em sistema de rodízio pelas Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica – e o governo local. Neste domingo, a Troca da Bandeira está a cargo da Marinha.
Militares da Marinha, acompanhados por homens do Corpo de Bombeiros conduziram o rito de descerramento da Bandeira antiga e hasteamento da nova, ao som do Hino Nacional. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aglomerações estão proibidas para evitar a disseminação do vírus.

O evento foi transmitido ao vivo às 10 horas pelo Facebook, Instagram e YouTube, redes sociais da Secretária de Turismo do DF. A ideia é promover a ressignificação do tradicional evento e o fortalecimento do sentimento pátrio dentro da promoção de Brasília como destino do turismo cívico.
Depois da cerimônia, o Comandante do Grupamento dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, Capitão de Mar e Guerra Vannei de Almeida Silva Júnior, participou da “Live Tour”, juntamente com o guia turístico Lúcio Montiel para mostrar os principais pontos turísticos cívicos do Eixo Monumental.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, falou da importância do turismo cívico de Brasília mesmo que de forma virtual, em razão da pandemia de Covid-19. “Por natureza, Brasília é a capital do turismo cívico. Desde o início da nossa gestão estruturamos o projeto com parcerias e ações efetivas com vários órgãos do GDF, secretarias de Estado, Governo Federal, Sesc, Senac e com a iniciativa privada”.
“Ao longo desse período, por meio da Cerimônia de Troca da Bandeira, o primeiro domingo de todo mês passou a ser uma manhã repleta de ações, com a participação da população, de estudantes de todo o Brasil e com shows das Regiões Administrativas”, diz a secretária de Turismo Vanessa.
Curiosidades sobre o Pavilhão Nacional
- O mastro da bandeira mede 100 metros de altura
- O mastro tem 24 hastes em círculo que simbolizam a convergência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as unidades da federação
- A bandeira tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos
- A bandeira retirada é incinerada pelo Corpo de Bombeiros do DF

Durante todo mês de setembro, a Secretaria de Turismo do DF vai prestar homenagens a Juscelino Kubitschek, que nasceu em 12 de setembro de 1902.
Na segunda-feira (7), Dia da Independência, será feito o lançamento de uma exposição virtual no Instagram da Setur-DF, por meio da qual serão postadas fotos da construção de Brasília. A intenção é fazer as publicações como se, naquela época, houvesse a rede social – e, assim, as imagens tivessem sido publicadas em plataforma on-line.
Toda a programação do Setembro Cívico, além de promover o turismo, é repleta de homenagens ao aniversário de Juscelino Kubitschek e o reconhecimento aos seus feitos – o presidente dos “anos dourados” que promoveu a interiorização do Brasil e, com seu perfil desenvolvimentista, tornou a população brasileira próspera.
“Todo brasileiro tem que conhecer sua capital”, diz Vanessa Mendonça. “A Setur-DF quer resgatar o sentimento pátrio da população brasileira e convidar a todos para conhecerem Brasília pelo olhar de Juscelino Kubitschek, seu idealizador.”