Professor de Brasília é vencedor do Prêmio Educador Nota 10

A educação cuida do intelecto, do físico e do bem-estar e o professor é o instrumento deste aprendizado. O diálogo, a cooperação, o respeito e o saber lidar com o erro são valores trabalhados em sala de aula.
A educação pública do Distrito Federal tem se destacado neste conceito também a nível de Brasil. Exemplo disso é o Prêmio Educador Nota 10, um dos mais importantes do país, conquistado pelo professor de física André Luis Miranda de Barcellos Coelho, licenciado em Física pela Universidade de Brasília, é mestre em Ensino de Física e doutorando em Educação em Ciência, na mesma instituição.
A honraria foi conquistada com o projeto Óptica com Ciência, desenvolvido em 2019 com cerca de 220 alunos do 3º ano do Ensino Médio, entre eles, cinco intercambistas europeus, norte-americanos e indianos, na escola SEB Dínatos. Por ser professor de Física, trabalhou com óptica geométrica (parte da Física responsável pelo estudo do comportamento da luz).

“Um dos momentos mais marcantes da minha trajetória foi oferecer aos estudantes a oportunidade ao debate de ideias pela experiência científica dentro de sala de aula”, diz André Luis Barcellos. “Fico muito feliz, porque é uma grande honra representar a área de Ciências, que, desde 2017, não ficava entre os premiados”, diz o professor de Brasília.
André Luis Miranda de Barcellos Coelho, é professor concursado na rede pública desde 2015 e replica em sala de aula todo o conhecimento que adquire, de maneira simples, desmistificando que a ciência seja algo inalcançável. Foi assim que nasceu o projeto Óptica com Ciência.
Em 2018, André Luís Coelho foi selecionado para um curso intensivo no laboratório da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), na Suíça. Depois, fez cursos no Canadá e nos Estados Unidos, também em importantes instituições internacionais.

O mestre é único representante do Centro-Oeste, entre os 10 vencedores deste ano e ele ainda concorre ao título de Educador do Ano e também na seleção de melhor projeto pelo voto popular Das 3.761 inscrições, saíram 50 finalistas até chegar aos 10 vencedores.
O projeto Óptica com Ciência chamou a atenção dos organizadores do prêmio por ser simples, de baixo custo, que não precisa ser realizado em laboratório ou qualquer estrutura sofisticada. Pode ser desenvolvido em sala de aula tradicional ou outro ambiente escolar.
O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita (FVC) em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), com apoio da NOVA ESCOLA e patrocínio da Fundação Lemann (mantenedora de NOVA ESCOLA) e da Somos Educação. Os projetos inscritos são avaliados pela Academia de Selecionadores e Jurados, composta por especialistas em cada área do conhecimento.

Os vencedores do TOP 10 representam Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Veja quem concorre ao Educador do Ano:
- André Luís Miranda de Barcellos Coelho, Brasília – DF;
- Camila Josefa Nunes Rossato, São Paulo – SP;
- Diogo Jordão Silva, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro;
- Lidiane Pereira da Silva Lima, São Paulo, SP;
- Lúcia Cristina Cortez de Barros Santos, Manaus, AM;
- Luiz Felipe Lins, Rio de Janeiro, RJ;
- Maria Isabel dos Santos Gonçalves, Boninal – BA;
- Mirtes Ramos dos Santos Melo, Recife –PE;
- Rita Maria Mozetti Silva, Franca – SP;
- Suzi Dornelas e Silva Rocha, Bauru – SP
Fotos: arquivo pessoal