Filhote de bugio-de-mãos-ruivas nasce no Zoo de Brasília

bernadetealves.com
Primata Bel com seu filhote no Zoo de Brasília

Os bugios-de-mãos-ruivas podem ser encontrados na Amazônia e na Mata Atlântica brasileira. Herbívoros, têm como característica marcante o som emitido pelos machos, que são maiores que as fêmeas, pode ser ouvido a longa distância.

Estes primatas pesam entre 4,5 kg e 8,5 kg, a cauda pode  atingir até 70 cm e medem  45 e 65 cm.  A pelagem é preta, com os pés, as mãos, a ponta da cauda e, às vezes, o dorso ruivos, variando de indivíduo para indivíduo.

Atualmente, estima-se que houve uma queda de 30% na taxa populacional desses primatas nas últimas três gerações. Por isso que a reprodução em cativeiro é importante para aumentar o número de indivíduos da espécie.

bernadetealves.com
A primata Bel com seu filhote nascido no Zoo de Brasília

O Jardim Zoológico de Brasília  está em festa porque nasceu um filhote do casal de primatas Bel e Lipe, da espécie bugio-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul), deu à luz seu primeiro filhote. O primogênito se encontra no recinto junto aos pais e conta com todos os cuidados necessários.

A mamãe Bel está recebendo alimentação especial por estar amamentando o bebê.  Ele nasceu no dia 31 de agosto e só agora o Zoo deu a boa notícia.

A gestação durou , aproximadamente, seis meses, e a mãe tem apenas um filhote. O bugio-de-mãos-ruivas é um animal sociável, vive em grupos familiares de três a 20 integrantes e a expectativa de vida em cativeiro é de 20 anos. Bel e Lipe  chegaram ao Zoo de Brasília ainda filhotes em 2016. Eles perderam seu habitat devido aos impactos ambientais gerados pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA).

bernadetealves.com
Zoológico de Brasília

Filipe Reis, diretor de mamíferos do Zoológico, diz que o filhote deve permanecer em Brasília, para contribuir na conservação da espécie. “A ideia é que seja feito um trabalho em conjunto com outras instituições para manter a qualidade genética e demográfica dessa espécie em busca de uma população sob cuidados humanos viável para um programa de conservação”.