Primavera: a estação do esplendor, da renovação e da esperança

bernadetealves.com
Novacap, há 64 florindo Brasília

O hemisfério Sul recebeu às 10h31 desta terça-feira, 22 de setembro, a estação do esplendor e da esperança de dias melhores. Uma época para se contemplar a beleza das flores,que com suas cores e aromas embriagam todos os seres da natureza.

Os perfumes espalhados no ar e o pólen é um convite aos pássaros e insetos para curtirem a nova temporada de contemplação. A primavera vai até o dia 21 de dezembro, quando ocorre o solstício de verão no hemisfério Sul.

bernadetealves.com
Ipê amarelo, abrigo de joão-de-barro

É época de renoção, novas flores, novas folhas, novas colheitas e novos frutos. Que saibamos entender a natureza e que possamos nos renovar e aproveitar esse novo ciclo.

A primavera também marca o retorno das chuvas no Centro-Oeste e Sudeste. É tempo de plantar não só árvores e flores como, também, respeito e empatia. Na vida a plantação é livre, mas a colheita obrigatória.

bernadetealves.com
Jacarandá mimoso

As flores do cerrado, merecem destaque neste Dia da Primavera. São de uma beleza indescritível, frágeis e fortes ao mesmo tempo e exóticas. O cerrado é considerado o segundo maior bioma brasileiro. Destaque para as flores: Caliandra,  Canela-de-Ema, Cagaita, Ginseng do Cerrado, Ipê, Pequi, Lobeira e Pau-terra.

bernadetealves.com
Caliandra, a flor símbolo do Cerrado

A Caliandra é considerada a “Flor do Cerrado”, sua beleza chama atenção em meio a vegetação seca. São delicadas e misteriosas.

bernadetealves.com
Flor Canela-de-ema

Canela-de-ema,uma flor bastante antiga de uma beleza única nos tons branco,lilás e violeta. Pode ser apreciada no Distrito Federal, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Esta beleza pode estar em sérios riscos de extinção.

bernadetealves.com
Flor Para-Tudo, conhecida como Ginseng do Cerrado

Para- Tudo ou Ginseng do Cerrado,é muito apreciada nos campos de Goiás, Mato Grosso e Minas.

bernadetealves.com
Flores do ipê do cerrado

O Ipê é um dos nomes mais populares do cerrado brasileiro e pode ser apreciado em todo o Centro-Oeste e também no Sudeste.

bernadetealves.com
Flor de Pequi

Flor de pequi é linda, exótica e frágil. Qualquer vento faz com que ela se desgrude do caule.Em tons amarelos floresce entre agosto a novembro.

bernadetealves.com
Flor Pau-terra

A flor da planta lenhosa, Pau-terra se intensifica no período das chuvas. As árvores podem chegar a 15 metros de altura.

bernadetealves.com
Flor lobeira

Lobeira é outra flor destaque do cerrado porque se multiplica facilmente. Sua frutificação acontece entre os meses de julho e janeiro e se multiplica de forma bem fácil. Suas flores são bastante charmosas, apresentando um formato que lembra uma estrela, na cor violeta e amarelo.

bernadetealves.com
Flores de Cagaita

A flor da cagaiteira é típica do cerrado de natureza exótica  e desabrocha entre agosto e setembro. Durante a floração, a copa das árvores ficam completamente floridas e praticamente não apresentam folhas.

A primavera 2020 será de chuvas abundantes. O Inmet alerta para um acumulado de chuvas com risco de alagamentos e pequenos deslizamentos . O retorno das chuvas não se restringe ao Sudeste e Centro-Oeste.  Na primeira semana da estação deve chover em quase todas as regiões do país, com exceção do Nordeste, onde chove só no litoral da Bahia e de Sergipe, e em baixo volume.

Na região Sul, maior volume pluviométrico deve se concentrar no sul do Rio Grande do Sul e no norte do Paraná. No Norte ela se concentra mais a oeste da região, e no Centro-Oeste devem ocorrer chuvas esparsas.

De acordo com o Climatempo  embora a primavera seja reconhecida pela volta das altas temperaturas, elas devem continuar um pouco abaixo do normal para a época ao longo de toda a estação.