Rata neutraliza milhares de minas na Camboja e ganha prêmio no Reino Unido

bernadetealves.com

Detectar minas terrestres não é trabalho fácil. Mas Magawa conseguiu percorrer 141.000 metros quadrados de terra em minas, o equivalente a 20 campos de futebol. Magawa pode detectar o equivalente a uma quadra de tênis em 30 minutos, uma tarefa que levaria até quatro dias para um humano equipado com um detector de metais. A coragem e devoção rendeu uma medalha de ouro.

bernadetealves.com
Rata que detecta minas terrestres ganha medalha de ouro no Reino Unido

Este feito ganhou repercussão internacional  porque se trata de uma rata africana, de 6 anos, 70 cm de comprimento, treinada pela ONG belga Apopo. Magawa pode se orgulha de já ter descoberto 39 minas antipessoais e 28 vestígios de explosivos ao longo de sua “carreira”, tornando-se o mais eficaz dos roedores usados por esta associação.

A premiação é da Associação Veterinária Britânica PDSA, que todo ano recompensa um animal por sua coragem. Até agora cachorros e gatos eram premiados. A medalha de ouro é equivalente a Cruz de Jorge, a principal condecoração civil concedida no Reino Unido.

bernadetealves.com
Rata adestrada pela Apopo neutraliza milhares de minas na Camboja e ganha medalha de ouro no Reino Unido

O diretor-geral da Apopo, Christophe Cox, declarou à agência de notícias britânica PA,que a premiação é uma grande honra para a ONG. “Chamará a atenção do mundo para o problema das minas”.

Christophe Cox disse que o ratazana também detecta infectados com tuberculose graças ao seu olfato apurado. A ONG belga treina os roedores durante um ano na Tanzânia, seu país de origem, para que aprendam a detectar o TNT nos explosivos e lhes ensina a arranhar o chão para sinalizar sua presença aos humanos que trabalham com eles.

Durante o treinamento ela recebe amendoim e banana seus alimentos preferidos. Christophe diz que as ratas são animais inteligentes e com talento especial para realizar tarefas repetitivas quando são recompensadas.

bernadetealves.com
Rata adestrada pela Apopo neutraliza milhares de minas na Camboja

A Apopo tem 45 ratas adestradas e já neutralizou mais de 83.000 minas terrestres. Um trabalho que salva vidas porque Segundo a Associação Veterinária Britânica PDSA, entre 1975 e 1998 foram instaladas entre 4 e 6 milhões de minas no Camboja, que mataram mais de 64.000 pessoas.