Dia da Secretária: habilidade em resolver e agregar

bernadetealves.com

O dia 30 de Setembro é dedicado a todas as profissionais que prestam seus serviços com grande responsabilidade, disciplina , organização, eficiência, dedicação e lealdade.  A secretária é o anjo da guarda de todo o executivo que faz do impossível um detalhe.

A habilidade em resolver e agregar, fazem da secretária uma profissional fundamental para o dia-a-dia do chefe. Elas são responsáveis por ajudar na organização, logística e atendimento ao público e clientes da empresa, organização ou instituição para a qual trabalha. Sempre se lembrando de tantas coisas, hoje é dia de ser lembrada e homenageada.

bernadetealves.com
Dia da Secretária: habilidade em resolver e agregar

Mesmo sendo as mulheres as principais homenageadas no Dia da Secretária, vale lembrar que os homens  ocupam este cargo e devem ser homenageados também. Por isso a data é dedicada também dos profissionais administrativos como um todo realçando a importância do seu trabalho para o bom funcionamento das empresas e organizações.

No Brasil, comemora-se oficialmente o Dia da Secretária em 30 de Setembro, já que foi nessa data, em 1985, que o exercício da profissão foi regulamentado pela Lei.

A profissão exige muito estudo, além de conhecimentos não só na língua portuguesa, mas também um segundo ou terceiro idioma, como inglês e espanhol. Hoje, um curso de Secretariado dura, em média, 3 anos e oferece o diploma de curso superior na área.

bernadetealves.com
Dia da Secretária: habilidade em resolver e agregar

No mundo a homenagem se deve ao fato de que no dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever, Christopher Sholes, e que viria a se tornar a primeira mulher a usar o “aparelho revolucionário” em público, tornando-se um símbolo durante a segunda fase da Revolução Industrial.

bernadetealves.com
Dia da Secretária: habilidade em resolver e agregar

Quando Lilian completou 100 anos (1950), muitas empresas, para comemorar o centenário da filha do inventor da máquina de datilografar, decidiram criar um concurso para eleger a melhor datilógrafa. O concurso fez muito sucesso e começou a ser repetido todos os anos. E como a maioria das participantes eram secretárias, o dia 30 de setembro passou a ser popularmente conhecido como o “Dia da Secretária”.

Esta é uma profissão que exige muita responsabilidade,comprometimento e confiança. A confiança é uma virtude rara, só presente em pessoas com vocação de servir e colaborar para o êxito do outro.

bernadetealves.com

Nossa homenagem a todos que desempenham seu trabalho com dignidade, com confiança, com segurança e alegria, mesmo nos momentos mais desafiadores.