Luto na Política: morre ex-deputado Odilon Aires, fundador do MDB em Brasília

bernadetealves.com
Odilon Aires ex-deputado distrital e fundador do MDB em Brasília

É com muito pesar que registro o falecimento do político Odilon Aires, aos 69 anos,neste sábado, devido a complicações em decorrência de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa com a qual foi diagnosticado em 2015.

Odilon Aires estava internado no hospital Santa Lúcia com quadro de infecção generalizada desde 28 de setembro. Ele era casado com Helena Aires e pai de dois filhos, dentre eles o ex-secretário executivo das Cidades e atual administrador de Samambaia, Gustavo Aires.

bernadetealves.com
Odilon Aires ex-deputado distrital e fundador do MDB em Brasília, na luta contra a ELA

O governador Ibaneis Rocha divulgou nota de pesar: “Foi com enorme pesar que recebi a notícia no falecimento de Odilon Aires, meu companheiro de partido e um dos mais ativos líderes na luta pela emancipação política do Distrito Federal. Odilon teve atuação destacada por onde passou, deixando seu nome marcado na história política de nossa capital. Teve também presença marcante no MDB, ajudando a construir o partido no DF e como membro da Executiva Nacional, mantendo-se fiel até sua morte. Que Deus console seus familiares nesta hora tão difícil”, declarou o governador.

Odilon Aires nasceu em Ponte Alta do Bom Jesus (TO) e mudou-se para Brasília em 1975. Era economista e foi analista de finanças e controle do Ministério da Fazenda. A partir daí resolveu se dedicar à política. Foi presidente regional do PMDB, hoje MDB, lutou pela autonomia política do DF e exerceu cargos no governo de Joaquim Roriz. Foi secretário de Assuntos Fundiários e administrador do Cruzeiro.

Odilon Aires entrou para a Câmara Legislativa do DF como suplente na primeira legislatura, substituindo o então deputado José Ornellas. Depois, foi eleito por mais três mandatos consecutivos,de 1995 e 2006.

Acompanhei de perto sua atuação exemplar na Câmara Legislativa e também como secretário de Estado e Administrador Regional do Cruzeiro. Um conciliador nato e cordial com todos. Uma pessoa simples, acessível,solidário e dedicado a tudo que fazia. Uma triste perda.

Odilon Aires era leal aos seus princípios e ao seu partido. Dedicou sua vida como porta voz dos anseios da comunidade. Um líder na luta pela emancipação política de Brasília. Ele parte mas seu nome fica gravado na história política da nossa capital.

Nossos sentimentos a esposa Helena Aires, filhos e netos, neste momento de dor e perda irreparável.